A família das tradições populares. Mãe educadora e pai político. Cercada por histórias de família. A tradição da Sexta-feira Santa. Relação com os irmãos. Infância no bairro do Jaguaré, em São Paulo. Projetos escolares e engajamento social dentro da Escola da Vila. Casamento e saída do pai da UTI. Faculdade de Economia e intercâmbio em São Francisco. Adentrando na área de sustentabilidade. Projeto “Empreender com Impacto + Biomas” do Mercado Livre e objetivos. Empreendimentos biodiversos, capacitações e mudanças de vida.

imagens (15)

Avó

Imagem de:Laura Sales Magalhães Motta

Madrinha, Laura e bisavó

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:Laura Sales Magalhães Motta

Escola

Imagem de:Laura Sales Magalhães Motta

Acampamento do MST

data (ou período): Ano 2011 Imagem de:Laura Sales Magalhães Motta

Abraço dos pais no casamento

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:Laura Sales Magalhães Motta

Pais no casamento de Laura

data (ou período): Ano 2017 Imagem de:Laura Sales Magalhães Motta

Avó

Retrato da avó de Laura. Ela é uma mulher negra que ficou viúva muito cedo e batalhou muito para criar as três filhas sozinha.

Bisavós

Bisavós de Laura passeando de bicicleta. Sua bisavó era lavadeira para o exército, onde conheceu seu bisavô. A bisavó de Laura era uma mulher com muita sabedoria. Ela conviveu pouco com ela, até seus quinze anos, mas em seu imaginário, ela ocupa muito um lugar de tradição e de superstições.

Herança familiar

A bisavó de Laura e outros membros da família. A avó materna de Laura teve três filhas mulheres e nenhum filho homem, então a presença feminina é muito forte na família.

Madrinha, Laura e bisavó

A madrinha de Laura com ela no colo e a bisavó dela ao lado.

período: Ano 1991

Casa da bisavó

Família reunida na casa da bisavó.

Escola

O projeto pedagógico da Escola da Vila permitia a realização de muitos projetos educacionais de aprendizado através da prática. A mãe de Laura foi trabalhar na Escola da Vila, que ela, seus irmãos e seus primos estudaram. Isso possibilitou que eles fossem bolsistas a vida inteira e acessassem uma educação de qualidade.

Família

Laura com seu pai e irmãos. Eles são em cinco irmãos. Seu pai usou muito o futebol para unir os filhos de diferentes casamentos. Na família da mãe, Laura foi a primeira filha, a primeira neta e a primeira sobrinha. A primeira dessa geração.

Laura criança

Retrato de Laura quando criança.

Laura na Amazônia

Laura e Dona Rosa, na Amazônia. Essa viagem foi um marco para ela, estar na Amazônia transforma as pessoas. A experiência de ficar uma semana e meia na ilha foi a certeza de que ela queria trabalhar com territórios. Um dos projetos que a gente apoiou que o Mercado Livre apoiou foi em conjunto a Universidade Rural da Amazônia, a UFRA, que eles ajudaram a população dessa ilha a entender os motivos do porquê que a produção de açaí deles estava escassa. A universidade também implantou cisternas de captação de água de chuva, ensinou o tratamento dessa água para a comunidade.

Acampamento do MST

Laura visitando um acampamento do MST.

período: Ano 2011

Mulheres fortes

Laura nasceu em uma família de mulheres fortes. Sua avó criou três filhas sozinha, começou no serviço público como merendeira e passou por diversos cargos. Sua mãe é professora e se inspirou na mãe dela, avó de Laura, como educadora.

Abraço dos pais no casamento

Laura abraçando seus pais durante seu casamento. Laura e Tiago, seu marido, se conheceram em um bloco de carnaval e começaram a morar juntos em 2015. Em 2016, pediu ela em casamento. Seu pai precisou ficar internado na UTI e disse para ela “Fica tranquila, ainda vou sair daqui para te levar pro altar”, o que de fato aconteceu. Ela ficou tão emocionada de entrar com o pai que ela está chorando na maior parte das fotos do seu casamento. Eles se casaram no Morro de Santa Teresa.

período: Ano 2017

Pais no casamento de Laura

Os pais de Laura assistindo à cerimônia do casamento dela. Laura e Tiago, seu marido, se conheceram em um bloco de carnaval e começaram a morar juntos em 2015. Em 2016, pediu ela em casamento. Seu pai precisou ficar internado na UTI e disse para ela “Fica tranquila, ainda vou sair daqui para te levar pro altar”, o que de fato aconteceu. Ela ficou tão emocionada de entrar com o pai que ela está chorando na maior parte das fotos do seu casamento. Eles se casaram no Morro de Santa Teresa.

período: Ano 2017

Festa junina na escola

Laura com seus pais durante uma festa junina na Escola da Vila. Laura ama festa junina e a família sempre tenta fazer alguma coisinha pra não passar batido. Atualmente, é a primeira vez que ela mora em casa, então vai poder fazer uma festa em casa. Seu tio, famoso pelo quentão, lhe deixou a receita e no dia da festa ela vai colocar em prática.

Laura e pai na escola

Laura e seu pai na Escola da Vila, onde ela estudava.

Palavras-chave:

Projeto: Mercado Livre - Biomas que Transformam Entrevista de Laura Motta Entrevistada por Grazielle Pellicel Local: São Paulo (SP) Data: 24/06/2022 Realização: Museu da Pessoa Código da entrevista: PCSH_HV1213 Transcrita por Monica Alves Revisada por Grazielle Pellicel P/1 - Oi Laura, tudo bem...Continuar leitura

Título: O Brasil precisa conhecer o Brasil

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo