Facebook Info Ir direto ao conteúdo

O bairro dos heróis

Esta história contém:

O bairro dos heróis

Vídeo

Bom a palafita foi o seguinte: o povo entulhava de lixo. O lixo que coletava fora, era jogado aqui. Mas daí o presidente Kennedy dos Estados Unidos vinha fazer uma visita e o Antônio Carlos Magalhães era o prefeito [governador da Bahia] da cidade. Ai passeou com ele aqui em Alagados, ele viu a calamidade dos pobres, mandou não sei quantos milhões de dólares para entulhar aqui. Então daqui para cá foi tudo entulhado de arenoso. Isso levou mais ou menos uns dois anos. Uns dois anos, era muita caçamba, eram umas 200, 300 caçambas por dia que entrava assim jogando arenoso, entulhando. Foi o Estados Unidos que deu o dólar pra acabar Alagados. Pra acabar com as palafitas. Alagados não, acabar com as palafitas. Então a história do bairro começou por ai, E lá em cima na colina quando foi feito a igreja, nós tivemos uma grande decadência de padre, porque o padre que vinha não ficava porque era muita coisa errada. Os policiais pegava gente e iam matar lá em cima na Igreja. Ia fazer matança na Igreja. Então chegou ao conhecimento de Dominique, Dominique foi ao comando da polícia com umas 4 pessoas: eu, o Zezito, Hilda, umas 4 pessoas, e pediu ao comandante que acabasse com aquilo, que lá era um lugar sagrado e ficava mal para a igreja, em volta da igreja ser lugar de desova né. Da polícia ir lá matar.. Teve efeito, e como teve efeito. Eles pararam com isso, deixaram de matar gente lá. Que eles matavam e jogavam lá em volta daquelas mangueiras, e deixava lá. Algum vagabundo que eles pegavam ia matar lá. Ai ficou uma referência ruim, o povo se chocou e tomou medo de ir né. Porque lá tinha muita marginalidade, muito assalto. Daí houve um incêndio aqui nas palafitas [na colina], foi 20 e tantas famílias que ficou desabrigadas, queimou tudo. Então teve um incêndio, Dominique era padre, ai foi pedir pra o colégio pra abrigar os necessitados e saiu pedindo doação em toda igreja da Forania. Cada um trazia roupa, trazia alimentos,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios