Anita cedeu seu depoimento para o museu em 2011. Vive em uma comunidade de remanescentes quilombolas e narra das histórias que o avô, o qual tem como pai, lhe contava na infância. Fala da vida na comunidade e de como descobriram recentemente que a região se tratava de uma terra onde existiu um quilombo, a partir do que se desenvolveu intenso interesse e intercâmbio com os quilombos vizinhos e no resgate da cultura.

P/1 - Anita, primeiro a gente queria agradecer você por nos dar a entrevista, por ter vindo aqui. R – Nada. P/1 – Para começar, para identificação da sua entrevista, eu queria que você falasse o seu nome completo, a data e o lugar do seu nascimento. R – Eu sou Maria Anita Davies Costa....Continuar leitura

Título: O árduo e contínuo processo de se (re) conhecer

Local de produção: Brasil / São Paulo / Ponto De Cultura Caiçaras, Cananéia