Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Dede Sendyk
Por: Dede Sendyk,

Ninguém se lembra do Externato Jaraguá??

Esta história contém:

Depois que perdi minha mãe, e enquanto vivencio a enfermidade do meu pai, venho buscando rastros do meu passado na cidade de São Paulo. Um deles é fácil de localizar, embora seja uma visão aterrorizadora: a casa onde vivi quase 30 anos da minha vida, na Rua Umburanas, 255, agora transformada em terreno baldio após ter sido demolida sem nenhum motivo aparente. Outro dia entrei lá e colhi azulejos da piscina e algumas mudas, que estão gerando frutos na minha floreira. Tenho também passado em frente das escolas onde estudei, nesta garimpagem sentimental. O Santa Cruz está maravilhoso, Gávea e Oswald de Andrade cederam à especulação imobiliária e estão se tornando prédios ... mas o que mais me intriga é o Externato Jaraguá, na Rua Grécia. A casa está lá, idêntica, super bem conservada. Há uns dez anos, quando o imóvel estava vazio, pedi licença para entrar e fotografar, e o vigia me disse que a casa pertencia a uma imobiliária. Depois, já faz algum tempo, alguém me disse que lá funcionava um buffet, salão de festas, algo assim. Mas eu nunca vejo ninguém entrar ou sair, tudo está impecável, e não encontro nenhuma informação na internet. É esta curiosidade que me motiva a escrever a minha estória, formada não exatamente de fatos, mas sim de buscas intensas que ajudem a materializar, formatar, colorir uma memória pessoal...

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

La Solitudine
Vídeo Texto

Laura Elodia Falasch Sesti

La Solitudine
O caminho da luz
Vídeo Texto

Gilberto Franco

O caminho da luz
Foco na vida
Vídeo Texto

Jefferson de Mello

Foco na vida
A vaidosa
Vídeo Texto

Silvia Regina Martins Oliveira

A vaidosa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.