Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gilberto Franco
Por: Museu da Pessoa, 16 de agosto de 2012

O caminho da luz

Esta história contém:

O caminho da luz

Vídeo

P/1 – Gilberto, você pode falar o seu nome, local e data de nascimento?

R – Gilberto Franco, eu nasci em São Paulo em 15 de novembro de 1957.

P/1 – Seus pais são de São Paulo?

R – Não, são italianos, ambos.

P/1 – E eles já vieram casados de lá?

R – Não, vieram jovens, em famílias separadas, meu pai com dez anos e a minha mãe com oito, nas vésperas da Segunda Guerra. Os dois eram judeus, de famílias judias. Por circunstâncias de cada uma das famílias, conseguiram fugir das leis raciais italianas um pouco antes da explosão da guerra. Então começando pela família da minha mãe, o meu avô Hugo, de Tagliacozzo, ele era um alto executivo na Pirelli, e por conta dessa posição, por assim dizer, ele teve um pouco mais de informação, do que se tinha na época, em relação ao que se estava se passando na própria Itália, e percebeu que ele tinha que sair do país por ser judeu, né, e aí ele conseguiu vir com a família pra cá como se fosse uma viagem de negócios da Pirelli. O próprio Pirelli e a família facilitaram essa vinda. Então ele veio nessa viagem e aqui ficou. Pelo lado do meu pai, eles também perceberam que a coisa estava muito difícil, e me parece que eles vieram no último navio em que foi possível essa migração, agora eu não sei se foi em 1939 mesmo ou 1938, mas foi, talvez, a última oportunidade que as pessoas tiveram de escapar. Daí as famílias se conheceram aqui através do Dante Alighieri, eles foram estudar lá...

P/1 – Os filhos foram estudar no Dante?

R – Os filhos foram estudar no Dante.

P/1 – E eles foram morar em que bairro?

R – Meu pai morou na Alameda Jaú, Jardim Paulista, e a minha mãe morou na Rua Salto, uma travessinha da Brigadeiro, lá embaixo, perto da Estados Unidos.

P/1 – E os dois se conheceram no colégio?

R – Se conheceram no colégio, ela era um pouco mais... Eu não sei exatamente, mas existia uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Espetáculo de luzes
Vídeo Texto

Ney Bonfante Piedade

Espetáculo de luzes
União e sinergia
Vídeo Texto

José Sidnei Colombo Martini

União e sinergia
Dos ternos aos lustres
Vídeo Texto

Antônio Nori

Dos ternos aos lustres
Da fazenda para a cidade
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.