Em sua entrevista, Eduardo fala de sua descendência mineira e dos inícios do Jardim Vista Alegre, zona oeste de São Paulo. Em seguida, conta como o ativismo de sua mãe foi inspirador para toda a sua vida; nos fala sobre suas brincadeiras de infância, os problemas de saneamento básico da região e o emprego de sapateiro do pai. Depois, ouvimos sobre suas experiências conflituosas com a escola e sobre as dificuldades que sua família enfrentou logo da morte de seu pai – isso tudo, aliado ao preconceito racial, conformou uma das fases mais difíceis de sua vida. Seguindo em frente, fala de seus trabalhos na infância, seus dois casamentos e por fim entra em detalhes sobre sua incansável vida nos movimentos sociais e conselhos municipais da região. Eduardo termina sua entrevista contando o sonho de construir uma casa para sua mãe.

A Yolanda era uma negra, que era respeitada em todos os movimentos. E tolda vez que ela sentava em um grupo de pessoas e falava que a gente tinha que aprender, estudar, se esforçar para aprender as coisas, que ela não ia viver o resto da vida, e ela era nova, ela ia viver a vida dela inteira para ...Continuar leitura

imagens (7)

Cresce a esperança

data (ou período): Ano 2003 Imagem de:Eduardo Santos

Abraçando as crianças

data (ou período): Ano 2005 Imagem de:Eduardo Santos

Favelas & controvérsias

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:Eduardo Santos

Falta de lazer e saúde precária 1

data (ou período): Ano 2008 Imagem de:Eduardo Santos

Falta de lazer e saúde precária 2

data (ou período): Ano 2008 Imagem de:Eduardo Santos

Paisagem triste no Jardim Vista Alegre

data (ou período): Ano 2007 Imagem de:Eduardo Santos

Cresce a esperança

Eduardo em encontro com o presidente Lula, seis meses depois de sua posse. Eduardo representou os movimentos sociais no encontro do Ministério das Cidades. O presidente mandou chamá-lo e ficaram amigos.

período: Ano 2003
tipo: Fotografia

Abraçando as crianças

Eduardo abraça os filhos Natan e Eduarda em um quartinho cedido por sua mãe, onde a família morou seis anos, no Jardim Vista Alegre.

período: Ano 2005
tipo: Fotografia

Paizão Eduardo cuida de 400 crianças carentes

Reportagem sobre a ação de educador realizada por Eduardo no bairro Jardim Vista Alegre.

Favelas & controvérsias

Reportagem sobre o pavilhão brasileiro inaugurado na 8ª Mostra Internacional de Arquitetura, em Veneza.

período: Ano 2002

Falta de lazer e saúde precária 1

Reportagem sobre os principais problemas enfrentados pela comunidade do Jardim Vista Alegre.

período: Ano 2008

Falta de lazer e saúde precária 2

período: Ano 2008

Paisagem triste no Jardim Vista Alegre

Reportagem sobre uma área de lazer danificada no Jardim Vista Alegre.

período: Ano 2007
tipo: Documento

P - Eduardo, para começar eu gostaria que você falasse o seu nome completo, local e data de nascimento. R - Meu nome é Eduardo Santos, eu nasci em 1971, 25 de abril de 1971. P - Onde você nasceu? R - São Paulo. P - E o nome dos seus pais? R - Meu pai chamava Lázaro Miguel dos Santos e Mar...Continuar leitura

Título: Netinho do Vista Alegre