Luiz Francisco Xavier, nascido em Nazaré da Mata, é o caçula de um vigia ferroviário e que tinha o sonho de ser telegrafista. Quatro de seus seis irmãos foram também ferroviários, inclusive, foi um de seus irmãos mais velhos quem o ensinou o código morse. Luiz conta sobre sua infância em Nazaré e Paudalho, em uma casa em que quase tudo se cultivava e criava, fala também das brincadeiras e festas da região. Trabalhou muitos anos em estações em várias funções, em especial a de telegrafista e a de contador, em sua entrevista conta sobre o funcionamento das estações, sua vontade de sempre melhorar, as greves dos ferroviários e muitos causos e conflitos que marcaram sua carreira, mas que nunca o fizeram deixar de ser um exemplo de ética e de organização.

Projeto Um Trem de Histórias Registro Disseminação dos Saberes e Ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste Módulo Pernambuco Entrevista de Luiz Francisco Xavier Entrevistado por Claudia Fonseca e Fernanda Prado Recife, 12/04/2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista Nº MRFP_HV011 Transcrito...Continuar leitura

Título: Não troco o certo pelo duvidoso

Local de produção: Recife

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Luiz Francisco Xavier