Ela nasceu onde corre o rio Epacucu, município de Parintins, estado do Amazonas, no dia 16 de julho de 1989. Como na comunidade onde morava - Itaboraí do Meio - dava muito peixe, costumava pescar com os irmãos tambaqui e pirarucu. Mas lá também era lugar de jacaré e sucurijú. Por isso que quando tinha que atravessar a pé dois rios para chegar na escola, morria de medo. Casou, teve filhos, foi morar numa comunidade indígena. E foi justamente lá que encontrou estímulo para voltar aos estudos - o Projeto Igarité, como o Telecurso é chamado no Amazonas. Foram muitos desafios a vencer. Uma vitória comparável aos campeonatos que disputou. Atualmente é zagueira do time local e quer se aprimorar como professora da educação infantil.

Sou Maria do Carmo Pantoja da Silva, nasci em Parintins, Amazonas, lá onde corre o rio Epacucu, na comunidade Itaboraí do Meio, lugar de muito peixe, lugar onde eu ia com meus irmãos pescar tambaqui e pirarucu. Lugar também de muito jacaré e muita sucurijú. Foi lá que eu vim ao mundo, em 16 d...Continuar leitura

Projeto Minha História, Sua História, Nossa História Depoimento de Maria do Carmo Pantoja da Silva Entrevistada por Marcia Trezza e Tereza Farias Manaus, 30/04/2018 Realização Museu da Pessoa HTC _ HV20_ Maria do Carmo Pantoja da Silva Transcrito por Mariana Wolff Revisado e editado por Paulo R...Continuar leitura

Título: Na educação, o orgulho da vitória

Local de produção: Brasil / Amazonas / Manaus