Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Juraci Maria da Silva
Por: Museu da Pessoa, 9 de abril de 2014

Multiplicar meu conhecimento pro mundo

Esta história contém:

Multiplicar meu conhecimento pro mundo

Vídeo

Nasci em Lagoa de Itaengá em dez de março de 59. Meus pais eram muito interessantes. Eu baseio uma parte da minha vida neles. Eram agricultores. O meu pai era bem pacífico e a minha mãe era aquela pessoa determinada, decidida, em busca das coisas, de lutar pelas coisas e também enfrentar as coisas com bastante seriedade.

Eu costumo dizer que eu não tive infância. Eu fui criança, depois jovem e adulto. Eu sou irmã de 11 irmãos, então eu peguei a responsabilidade de cuidar dos meus irmãos com a minha mãe muito cedo. Muitos irmãos pequenos. E acabou que o fato de eu ter pego essa responsabilidade, eu nem lembro da minha infância. Eu não brinquei de boneca porque eu tinha que cuidar deles. A minha mãe trabalhava. E como eu era mais velha, eu e o meu outro irmão que faleceu, era a gente quem assumia a maioria das coisas, de ir em busca das coisas, de levar os recados pra minha mãe, de cuidar de buscar remédio pros pequenos.

Até meus 17 anos eu era analfabeta, com 17 anos eu comecei a estudar a Carta de ABC. Eu sempre tive aquela curiosidade de conhecer o mundo, a cidade grande, as coisas diferentes, só pra quem não sabe ler isso era difícil. Fui pro Recife porque meus irmãos eram menores do que eu e na nossa região não tinha expectativa, muita gente dentro de casa. A gente não tinha como ter uma expectativa de estudar, de trabalhar pelo menos porque lá não tinha emprego, você trabalhava na roça, mas aquilo não era suficiente, então, alguém tem que conhecer o outro lado pra ver como é. No Recife foi onde eu aprendi, foi a base da minha vida porque lá eu fui pra casa da minha tia. No primeiro dia mesmo que eu fui no Recife, é tanta coisa pra você ver, tanta coisa pra você admirar, que parece que você está em outro planeta. Foi muito especial. Estudava à noite. Lá eu trabalhei em foto, eu saía vendendo poster na rua, trabalhei numa lanchonete de um hospital lá na Santa Casa. E no final, antes de eu vir pra cá...

Continuar leitura
fechar

Família

Foto tirada para ser enviada a família de Pernambuco (Cabo de St. Agostinho).

período: Ano 1980
local: Brasil / São Paulo / São Caetano
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Aniversário de 22 anos

Aniversário de 22 anos de D. Jura.

período: Ano 1981
local: Brasil / São Paulo / São Caetano
crédito: Jurandir - irmão
tipo: Fotografia

Aniversário de 1 ano do filho

Aniversário de 1 ano do filho Alexandre com família.

período: Ano 1985
local: Brasil / São Paulo / São Paulo (heliópolis)
crédito: Jurandir - irmão
tipo: Fotografia

Aniversário da caçula

Aniversário de 5 anos da filha caçula, Andreize. Da esquerda para a direita, os filhos de D. Jura: Ailton, Adilson, D. Jura, Andreize, Alexandre

período: Ano 1999
local: Brasil / São Paulo / São Paulo (heliópolis)
crédito: Jose Antonio (companheiro)
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Plano Anual de Atividades 2013 – Pronac 128.976 Whirlpool

Depoimento de Juraci Maria da Silva

Entrevistada por Eliete Pereira

São Paulo, 09 de abril de 2014

Realização Museu da Pessoa

WHLP_HV001_Juraci Maria da Silva

Transcrito por Karina Medici Barrella

MW Transcrições

P/1 – Boa tarde, dona Jura.

R – Boa tarde.

P/1 – Dona Jura, qual o nome da senhora completo, o local e a data de nascimento?

R – Juraci Maria da Silva. Nasci em Lagoa de Itaengá, dez de março de 59.

P/1 – E o nome dos pais da senhora?

R – É Josefa Maria da Conceição e José Mariano da Silva.

P/1 – O que eles faziam, dona Jura?

R – Eles eram agricultores.

P/1 – E como eram seus pais?

R – Meus pais eram muito interessantes. Eu baseio uma parte da minha vida neles, uma parte eu aprendi depois que eu saí da presença deles. Mas meus pais eram muito interessantes porque era bem contraditório, o meu pai era bem pacífico e a minha mãe era aquela pessoa determinada, decidida, em busca das coisas, de lutar pelas coisas e também enfrentar as coisas com bastante seriedade. Meu pai já era mais pacífico. Então, eu aproveitei um pouco de cada um porque tem um momento que a gente precisa ser pacífico, precisa escutar, precisa parar, coisa que minha mãe não fazia. A minha mãe não analisava o que ela ia falar, ela era muito momentânea, as coisas com ela, ela não parava pra analisar a consequência das coisas.

P/1 – E eles eram de lá, desse município?

R – Eram. A minha mãe é de Lagoa de Itaengá e meu pai é de Glória do Goitá, uma cidadezinha bem próxima, eles eram bem próximos um do outro. Eles se conheceram lá. A gente nasceu lá e depois a gente foi pra uma cidade que não ficava muito próxima de lá, foi onde eu me criei, que é Feira Nova, né?

P/1 – E você teve quantos irmãos?

R – 12, era 12 comigo. Eu sou a mais velha dos 12. Até meus 17 anos eu era analfabeta, com 17 anos eu comecei a estudar a Carta de ABC que eu não sei,...

Continuar leitura

Título: Multiplicar meu conhecimento pro mundo

Data: 9 de abril de 2014

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Juraci Maria da Silva
Entrevistador: Eliete Pereira
Transcritor: Karina Medici Barrella
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios