Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Minha infância

Esta história contém:

Fui criada pelos meus avós, eu e minha irmã, como minha mãe precisava trabalhar deixou nós com eles. Uma infância maravilhosa nós brincávamos de tudo, a brincadeira que mais gostava, era brincadeira de elástico, como diziam "pular corda". Então quando chegava noite, se reunião todas as crianças daquela rua, brincávamos de "eu sou rica,rica,rica, de marre de sim" e brincávamos de esconde , esconde, pata cega e outras. Tínhamos a hora de irmos pra escola, levamos o lanche farofa ou bolinho de farinha, bolinho de crueira frito, isso era o lanche que ia embrulhado em folha de caderno. O meu material escolar era todo reciclado, tipo a minha avó pegava folha de caderno usado e aproveitava para o ano seguente. A capinha de sombrinha era meu estojo, onde guardava meus lápis e canetas. As folhas reaproveitada era costurada a mão com agulha e linha de costura e forma um novo caderno. Minha irmã não gostava nada disso, ela resmungava e pedia para a mamãe comprar um novo caderno. mas minha avó não trabalhava apenas vivia de costura umas roupas aqui outras ali, e meu avô trabalhava de agricultor no "BEC" em Oriximiná ele plantava banana, melancia, milho etc...e vendia esses produto na cidade e com o dinheiro da venda sustentava a casa. quando era só alegria por um lado e por outro ficarmos triste, alegria era que irmos comer biscoite "MARIA" com refrigerante, e por outro a tristeza por não deixar nós brincarmos com as criança rua. Ela dizia que tínhamos que estudar para sermos pessoa de bem, meu avô era muito rígido, naquele tempo se chegasse visita em casa ele mandava eu servir o café, minha irmã recolhia os copos. tínhamos que tomar bença da visita, na chegada e na saída. E só íamos pra sala se ele chamasse. Que infância! muitas saudades! aprende muito com ele, embora naquele tempo achasse ruim hoje,ele se foi, minha avó existe,como o tempo passa rápido e só percebemos quando se tem um filho,e quando...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.