Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edileide Silva Santos
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Memórias de Infância

Esta história contém:

Memórias de Infância

Minha história começa assim: somos em seis irmãs. Sou a segunda filha e, quando nasci, minha irmã tinham apenas um ano. Segundo conta minha mãe, ela teve muita dificuldade para cuidar de duas crianças, pois ela não tinha mais a minha vozinha, sua mãe, para lhe ajudar.

Naquela época não existia os anticoncepcionais. O meu pai era muito machista e, depois de mim e minha irmã, vieram mais quatro filhas. Não usei fraldas descartáveis, foram as fraldas de pano.

Na minha infância passei por muita dificuldade, onde não tinha roupa e nem calçados para usar. Meus pais, com muitas dificuldades, compravam um chinelo havaiana para cada filha. Esse chinelo só podia ser usado em ocasiões especiais como na missa, em festa de casamento e nos finais de semana.

Quando eu comecei ir para a escola, tinha oito anos, pois fui alfabetizada em casa pelo meu pai. Ele escrevia todo o alfabeto em um caderninho e pedia para que copiasse, escrevendo também o meu nome. Ainda lembro, como se fosse hoje, minha mãe colocou meu caderno, um lápis e uma borracha daquelas que tinham duas cores dentro de um saco de arroz, daqueles de cinco quilos, porque não tínhamos uma mochila.

A escola era longe, na verdade em uma casa adaptada, onde várias crianças de idades diferentes ficavam ali por um longo período. Eu não aprendi muita coisa não, pois ficava com muita fome, não via a hora de chegar em casa para almoçar.

Eu estudava das 7h até 12h. Não havia merenda. Quando chegava em casa, o almoço já estava no prato em cima do fogão a lenha. A comida eram muito simples, muitas vezes era só o feijão e arroz.

Depois do almoço, eu e minha irmã, às vezes as primas, íamos para o mato cortar galhos de árvores para fazer casinhas. Nós montávamos as casinhas e ali ficávamos brincando pelo o resto do dia. Já no início da noite, minha mãe nos chamava para tomar banho e jantar.

Não tinham energia elétrica e o banho era frio, mas não nos importávamos muito porque...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios