Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Maria Elizabeth Negrão Silva

Esta história contém:

Maria Elizabeth Negrão Silva

P/1 – Pode ir? Beth, eu vou pedir, começar assim: seu nome completo, o local e a data de nascimento. R – Maria Elizabeth Negrão Silva. Nasci em Taquarituba, Estado de São Paulo. E em 16 do dez de 1950. P/1 – Seus pais são dessa cidade? R – Não. Meu pai é de Presidente Prudente. Minha mãe de Laranjal Paulista. Eles estão mortos também. Minha mãe há 52 anos. E meu pai há 31 anos. P/1 – E por que é que eles foram pra essa região? Por que é que você nasceu lá? R – Meu pai trabalhava na antiga Sorocabana, depois passou pra ser Fepasa. Então ele não gostava do lugar, daquela época do café, e ele é conferente do café naquela época. Então ele não gostava do lugar e transferiu. Pediu transferência e ele ia. Então de Presidente Prudente meu pai foi pra Tietê. De Tietê nós fomos pra Taquarituba, onde eu nasci e mais uma irmã minha, a Neuza. E depois ele foi pra Fartura, onde nasceu mais cinco irmãos. P/1 – ...Fartura onde é que é? R – Estado de São Paulo também, quase divisa com o Paraná. Então dali é que foi a infância nossa e toda essa trajetória... P/1 – … Sempre viajando? R – Sempre. P/1 – E qual foi a cidade em que vocês permaneceram mais? R – Iguape. P/1 – Ah, depois vocês mudaram pra Iguape? Com quantos anos...? R – Cheguei aqui eu tinha 16 anos. P/1 – ...Ah, deixa eu voltar um pouquinho mais: durante a infância, Fartura foi o lugar em que vocês ficaram mais? R – Mais tempo ali. P/1 – Você lembra da sua casa de infância lá em Fartura, como era? R – Lembro, era uma casa, quase uma chácara, que era pra cá tinha flores. Principalmente o Manacá, que minha mãe adorava E do outro lado da casa era a plantação de milho e de café. E na parte debaixo aqueles fornos grandes, que minha mãe fazia pão. Ou tanques grandes, enormes na época. Criação de galinhas, de porcos e de cabritos. P/1...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Maria Elizabeth Negrão Silva
Local de produção: Iguape-sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.