Filomena nasceu no Piauí. O trabalho na roça e as dezenas de afazeres domésticos foram determinantes para o crescimento de uma criança que foi privada de todas as possibilidades de ter uma infância feliz e acolhedora. Mesmo passado muitos anos após a saída da casa da qual foi criada, ela ainda tem pesadelos da época em que apanhava brutalmente da mulher do avô. Na terceira tentativa de fugir desta realidade, acabou sob a tutela da mãe, prostituta, que morava em um cabaré e alternava a criação da filha com idas a festas e casas de colegas. Com quinze anos conheceu o pai de suas filhas, que, após o casamento, se mostrou extremamente controlador e abusivo. Os dezoito anos que viveram juntos foram de muita violência, durante todo o tempo. Sem saber como era de fato ter o carinho de um pai, achava normal o zelo de seu companheiro com as filhas, sem saber que, na verdade, o excessivo carinho se tratava de abuso sexual. Alertada por uma das filhas algum tempo depois, soube dos abusos que ele praticava enquanto Filomena trabalhava na roça. A difícil luta por justiça, apoio e compreensão, marcaram sua trajetória por muitos anos. Mesmo tendo sido acusada de negligente por pessoas que não conheciam a realidade de sua família, ela ainda teve forças para encaminhar os filhos ao Projeto ViraVida.

Nasci no interior do Nordeste. Minha mãe era prostituta, meu pai eu não conheci, fui criada pelo meu avô. Apanhava demais da mulher dele, por isso fugia sempre que podia e, quando me levavam de volta para casa, apanhava de novo por ter fugido. A mulher do meu avô vivia dizendo que minha mãe ...Continuar leitura

Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de "Filomena" Entrevistada por Fernanda Prado e Raul Varela Teresina, 10 de Julho de 2012 Entrevista: VV_HV021 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Priscilla Proetti (MW Transcrições) Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães Nesta ...Continuar leitura

Título: Lutando para existir

Local de produção: Brasil / Teresina