Joaci Francisco Ramos e Lígia de Aguiar Ramos
Joaci e Ligia, quando crianças, tinham que trabalhar para ajudar seus pais, porém nas horas vagas também brincavam com seus amigos, claro, que brincadeiras bem diferentes das que estamos acostumados a ver. Joaci brincava de bolinha de vidro, peão, pipa, sua brincadeira preferida. Já Ligia nos contou que sua infância foi mais tranquila, pois passava a maior parte do tempo nos afazeres de casa e da roça, porém adorava brincar de boneca de pano, que ela mesmo confeccionava.
Na época do colegial, Ligia adorava estudar, aprendeu a cozinhar, bordar e costurar em sala de aula, e o curso era de segunda à sábado, tendo apenas o domingo para descanso. Joaci desde pequeno não teve muita intimidade com a escola, e relatou um acontecimento marcante que hoje é motivo de boas gargalhadas. “Lembro-me de que sentávamos de dois em dois, mas a mesa que eu e meu ‘grande’ amigo estávamos sentados tinha um problema, estava bamba, ao sentarmos a cadeira quebrou, trocamos olhares e vimos a professora se aproximando furiosa. Foi então que ela me puxou pela orelha e me levou até a frente da classe. Neste momento fiquei muito constrangido e cheguei a me urinar todo! ”.
Antes de se casar Ligia era professora, Joaci, além de eletricista, era dono de uma mercearia, onde vendia de tudo. A primeira mercearia do bairro.
O relacionamento começou de uma grande amizade na escola, e eram vizinhos. Hoje, completaram 56 anos de casados. Dessa união nasceram quatro filhos, sendo duas meninas, Elíria e Eliana, e dois meninos, Elto e Enio.
Excerto editado a partir do texto coletivo do 5º ano, professora Josiane do Santos Ricardo, E.M.E.B Pequeno Polegar.