Foi com menos de dois anos que Hugueta Sendacz chegou ao Brasil, com os pais. Veio da distante Polônia para ser criada num país com menos antissemitismo. Desde então nunca morou em outro lugar: sempre o Bom Retiro. O pai era boneteiro, a mãe soprano, ambos de esquerda e desligados da religião. Sofreram todas as dores que a Segunda Guerra pôde provocar em famílias judias. Considera-se privilegiada pela formação que teve - familiar, cultural, musical. Estudou ballet no Municipal, quase tornou-se bailarina. Passou nove anos no conservatório, tornou-se pianista; bem adiante, regente. Participou da fundação da denominada Casa do Povo, assim como criou - ou recriou - um Coral especializado em música iídiche. Acha que tirou a sorte grande no casamento; ao lado de filhos, netos e bisnetos, sonha, aos 92 anos, com um mundo que tenha mais paz e menos desigualdades.

Corro por um quintal bem grande, e esse quintal era de uma casa onde eu morava. Na verdade, de uma casa onde meus pais alugavam um quarto, recém chegados da Europa. Eu devia ter menos de dois anos de idade e essa é a primeira imagem que me vem à memória, da infância. Fazia pouco tempo que meu p...Continuar leitura

Entrevista de Hugueta Sendcz Entrevistada por Karen Worcman São Paulo, 07 de novembro de 2018 Entrevista número PCSH_HV707 Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 - A gente vai parar um pouquinho para começar esta entrevista. Pedir para a senhora fechar o olho um pouquinho, respirar ...Continuar leitura

Título: Hugueta: regente da sua história

Local de produção: Brasil / São Paulo