Nesta entrevista, Maria Sabino fala primeiro sobre a vida de sua família em Várzea Alegre. O pai caldeireiro de rapadura, a mãe rendeira: diversos irmãos e uma vida de roça e trabalho na infância, até Maria migrar para Brasília, deixando namorados e aspirantes a noivos. Em seguida, Maria nos conta sobre sua estadia na capital, onde trabalhou como empregada, e sua nova migração para Santo André, para viver com parentes. Adiante, vemos como se reencontra com Antônio, antigo conhecido, e casa-se com ele, começando uma família com cinco filhos. A partir daqui, com a vida estabelecida, Maria fala sobre seus diversos serviços em shoppings e hospitais, trabalhando na parte de limpeza. Seu depoimento termina com Maria listando orgulhosamente as ocupações de seus filhos e nos revelando seus sonhos para o futuro.

P - Então dona Maria, a primeira coisa é boa tarde, a gente aqui do Museu da Pessoa agradece muito a presença da senhora. A gente começa as nossas entrevistas sempre pedindo pra pessoa falar o nome completo, o local em que nasceu e a data de nascimento? R - Eu moro em Osasco, e nasci no dia 10...Continuar leitura

Título: História de Marias

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo