Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ivanete Fernandes
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 17 de agosto de 2020

Histórias da vida

Esta história contém:

Histórias da vida

Eu nasci em Nanuque, no extremo norte de Minas Gerais , dentro de uma família grande. A filha mais nova de onze irmãos! Lembro que fui criada sem pai, pois ele faleceu quando tinha três anos de idade, segundo minha mãe nos relatou. O meu avô, então, era a figura paterna para mim e meus irmãos. Ele foi muito importante na minha vida, sempre muito sábio e ajudou a minha mãe a nos criar. Minha mãe foi uma guerreira. Trabalhou duro por anos em hospitais como enfermeira para nos criar e não deixar faltar nada. Minha infância , apesar de todas as dificuldades que tivemos, foi boa. Aproveitei tudo que tinha ao meu redor para ter uma ótima infância. Brincava de brincadeiras de rua como queimada de bola, esconde - esconde, pedrinhas, cantigas de roda, passa- anel, entre outras. Recordo que eu e uma amiga brincávamos de casinha debaixo do pé de manga. Além do faz-de-conta que estávamos fazendo comida, comíamos manga verde e as nossas mães não gostavam, mas era tão prazeroso brincar daquele jeito, livres. Às vezes, desejava ter uma boneca, porém, minha mãe não tinha condições de comprar. Uma tia que era costureira e fazia bonecas de pano, me levava uma para brincar. Que felicidade! Naquela época era muito diferente. Não tinha internet, celular ou computador nas mãos das crianças. Acredito que no meu tempo a infância era muito mais saudável, em todos os aspectos, porque brincávamos livremente na rua sem medo do perigo. Mesmo na adolescência ainda brincava. Comecei a trabalhar com quinze anos para ajudar minha mãe porque na época tínhamos um terreno e precisávamos construir uma casa maior. Como aprendi a ser responsável desde nova, nunca desisti de lutar pelos meus objetivos. Ao longo dos anos, trabalhei inclusive de babá para pagar minha faculdade . Às vezes penso em tudo que passei, mas consegui alcançar o que almejava, um diploma. Agradeço à Deus por ter formado minha família junto com o meu marido,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.