Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

História de Ruderico Pires Corrêa de Moraes

Esta história contém:

História de Ruderico Pires Corrêa de Moraes

P - Bom, a gente vai começar pedindo para o senhor se apresentar, o seu nome, local e data de nascimento. R - Bom, nome é Ruderico Pires Corrêa de Moraes, o local do nascimento é Jaú, estado de São Paulo, em 31 de maio de 1933. P - Como se chamam os seus pais? R - Durval Pires Corrêa de Moraes e Aparecida Maurício de Oliveira Corrêa. P - Eles nasceram onde, os seus pais? R - O pai nasceu em Porto Feliz, também Estado de São Paulo, e a mãe nasceu em São Paulo mesmo, capital. P - E os seus avós? R - Avós maternos Acácio Maurício de Oliveira e a avó é Clorinda Luporini de Oliveira; e do lado paterno é João Corrêa Leite de Moraes e Maria da Conceição Pires. P - Qual era a atividade dos seus pais e dos seus avós? R - Bom, o avô paterno eu não conheci, do avô materno eu tenho mais referência; ele era comerciante de café no interior, e o pai era coletor no interior do Estado, era funcionário público, ou ficou funcionário público, como eu expliquei para você, e acabou aí, acho que são... P - O senhor tem irmãos e irmãs? R - Tenho, três irmãos e uma irmã: o irmão mais velho chama-se Acácio Maurício de Oliveira Neto - tem o nome do avô -, é casado, tem seis filhos; o segundo chama-se Durval Pires Corrêa de Moraes Filho, também casado, com seis filhos; tem o outro irmão chamado Antonio Fernando Corrêa de Moraes, que também é casado, com cinco filhos; e eu, que sou casado com Nancy Frison Moraes, que temos três filhos - a caçula é a Cristiane Frison Von Koss, casada com Henning Von Koss, e tem duas crianças. P - Como é que era Jaú na sua infância? R - Ótima. P - Como é que era? R - Uma cidade pequena, tranqüila, muito, com belíssimas casas que eram do tempo em que o café era o ouro verde; então os fazendeiros da região toda, que plantavam café, que tinham as suas fazendas, tinham boas casas na cidade, onde eles moravam quando não estavam na fazenda. Então até hoje a...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Nome do Projeto: Rhodia Farma 80 anos Depoimento de Ruderico Pires Corrêa de Moraes Entrevistado por Zilda Kessel e Rosana Miziara Lopes Local de gravação: Fundação Euclides de Jesus Zerbini Data: 08 outubro 1998 Realização Museu da Pessoa Código do documento: RHF004 Transcrição: Marcos Marsulo

P - Bom, a gente vai começar pedindo para o senhor se apresentar, o seu nome, local e data de nascimento.

R - Bom, nome é Ruderico Pires Corrêa de Moraes, o local do nascimento é Jaú, estado de São Paulo, em 31 de maio de 1933.

P - Como se chamam os seus pais?

R - Durval Pires Corrêa de Moraes e Aparecida Maurício de Oliveira Corrêa.

P - Eles nasceram onde, os seus pais?

R - O pai nasceu em Porto Feliz, também Estado de São Paulo, e a mãe nasceu em São Paulo mesmo, capital.

P - E os seus avós?

R - Avós maternos Acácio Maurício de Oliveira e a avó é Clorinda Luporini de Oliveira; e do lado paterno é João Corrêa Leite de Moraes e Maria da Conceição Pires.

P - Qual era a atividade dos seus pais e dos seus avós?

R - Bom, o avô paterno eu não conheci, do avô materno eu tenho mais referência; ele era comerciante de café no interior, e o pai era coletor no interior do Estado, era funcionário público, ou ficou funcionário público, como eu expliquei para você, e acabou aí, acho que são...

P - O senhor tem irmãos e irmãs?

R - Tenho, três irmãos e uma irmã: o irmão mais velho chama-se Acácio Maurício de Oliveira Neto - tem o nome do avô -, é casado, tem seis filhos; o segundo chama-se Durval Pires Corrêa de Moraes Filho, também casado, com seis filhos; tem o outro irmão chamado Antonio Fernando Corrêa de Moraes, que também é casado, com cinco filhos; e eu, que sou casado com Nancy Frison Moraes, que temos três filhos - a caçula é a Cristiane Frison Von Koss, casada com Henning Von Koss, e tem duas crianças.

P - Como é que era Jaú na sua infância?

R - Ótima.

P - Como é que era?

R -...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.