Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Futebol, cultura e televisão

Esta história contém:

Futebol, cultura e televisão

Vídeo

Nasci aqui em São Paulo no dia 27 de fevereiro de 1957. Meus pais são Sérgio Primo Theodoro e Teresa Gianini Theodoro. São aqui de São Paulo. Meu pai é do interior e minha mãe é de família italiana, imigrantes italianos que vieram pra São Paulo e fizeram a vida aqui. Cheguei a conviver com a avó materna. Meus avós paternos muito pouco, era praticamente bebê, não me lembro deles, eles vinham do interior. Fazendeiros que no crash da Bolsa de Valores de 1929 perderam tudo porque plantavam café. Eu morei no Bixiga com a italianada toda.

Meus pais se conheceram aqui em São Paulo via uma irmã do meu pai que tava, acho que, com tuberculose, uma coisa assim, na época e se tratava em Campos de Jordão. Então numa dessas idas pra visitar a irmã, meu pai foi, minha mãe também estava lá, eles se conheceram e se aproximaram por causa da irmã dele e tal e ficaram juntos uns anos. Eu tenho uma irmã um pouco mais nova, somos dois, um casalzinho.

Eu nasci em São Paulo, com zero dia eu fui pro Rio porque meu pai trabalhava no Rio na época. Então minha mãe esperou eu nascer e foi pro Rio, eu morei de zero a dois anos no Rio, voltamos pra São Paulo. Então, era pra ser carioca, só que minha mãe quis que eu nascesse aqui por causa da mãe dela, família, tal. Meu pai já estava lá. Voltei pra São Paulo e fui morar no Bixiga, morava na Rua Santo Antônio. A gente foi morar no apartamento da minha avó. Tinha muito isso, as famílias ainda tinham aquele hábito casava e continuava na casa. A gente foi morar lá porque quando eu voltei do Rio minha mãe e meu pai já não estavam bem. O casamento não deu muito certo. De lá a gente saiu pra uma casa nossa, que minha mãe comprou. Moramos lá, meu pai frequentava o tempo todo, domingo, almoço com minha avó, macarronada, aquela coisa, tal, mas ele tinha a casa dele e ela a dela. Ele veio pra São Paulo, trabalhou muitos anos nos Diários Associados, do Chateaubriand. Ele era jornalista e fez a vida...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

A gente na Copa - História da gente que faz o país do futebol

Depoimento de Alexandre Primo Theodoro

Entrevistado por Rosali Henriques

São Paulo, 18 de dezembro de 2013

Realização Museu da Pessoa

PCSH_HV_439_Alexandre Primo Theodoro

Transcrito por Karina Medici Barrella

P/1 – Bom dia.

R – Bom dia.

P/1 – Alê, eu gostaria de começar perguntando o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Meu nome é Alexandre Primo Theodoro. Nasci aqui em São Paulo no dia 27 de fevereiro de 1957.

P/1 – E qual é o nome dos seus pais?

R – Sérgio Primo Theodoro e Teresa Gianini Theodoro.

P/1 – Eles são aqui de São Paulo?

R – São aqui de São Paulo. Meu pai é do interior e minha mãe é de família italiana, imigrantes italianos que vieram pra São Paulo e fizeram a vida aqui.

P/1 – Você chegou a conviver com seus avós?

R – Cheguei a conviver com a avó materna. Meus avós paternos muito pouco, era praticamente bebê, não me lembro deles, eles vinham do interior. Fazendeiros que no crash da Bolsa de Valores de 1929, aquela história antiga, perderam tudo porque plantavam café. Meu avô veio pra São Paulo vender leite tipo A pra sobreviver e minha avó, como uma mulher já meio moderna pra época, ela era uma intelectual, veio dar aula, coisa que não era permitida ainda, mulher trabalhar, foi uma guerra com meu avô, e ela virou professora aqui. Mas eu tive pouco contato com eles, eu sei a história. Meu avô materno eu não conheci e minha avó materna, minha avó Nina, convivi muitos anos, era uma cantora lírica, incrível, cantou ópera a vida toda.

P/1 – E eles vieram pro Brasil quando, você tem ideia?

R – Eles vieram no início do século XX. Minha avó nasceu aqui já em 1913. Mas eu tenho fotos incríveis deles em São Paulo, eu tenho uma foto que tem meu tataravô, coisa incrível, parece um fantasma, em cima do plano, acho que no Jardim da Luz, que eles iam fotografar em lugares, o fotógrafo levava em...

Continuar leitura

Título: Futebol, cultura e televisão

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo, Sp

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios