Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 8 de novembro de 1994

Família e educação, os alicerces de Takeo

Esta história contém:

Família e educação, os alicerces de Takeo
fechar

Retrato de escola

Foto de recordação escolar de Takeo, quando ele cursava o terceiro ano do primário no Grupo Escolar Professor Adolfo Arruda Mello em Presidente Prudente. A matriarca dos Shimabukuro faleceu naquele mesmo ano.

período: Ano 1963
local: Brasil / São Paulo / Presidente Prudente
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

A família Shimabukuro

Na foto: A família Shimabukuro: Mario Takemi, Maria Riyoko, Takeyassu, Paulo Takenori, Claudio Takeshi, Alberto Takeo; Shije, Marcos Akira e Célia Setsume Shimabukuro em um estúdio em Presidente Prudente. Todos os filhos de Takeyassu possuem dois nomes, um brasileiro e um japonês.

período: Ano 1962
local: Brasil / São Paulo / Presidente Prudente
crédito: Foto de estúdio em Presidente Prudente - Acervo Pe
tipo: Fotografia

Congresso de lideranças trabalhistas

Takeo participou em 1989 do Congresso de Trabalhadores com lideranças trabalhistas da América Latina no Japão como representante da CGT. Após o congresso, os brasileiros viajaram por outras cidades do Japão em turismo.

local: Japão / Tóquio
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Passeio ao Rio de Janeiro

Na foto: Takeo ao centro, entre os membros do GRA em um passeio a um restaurante do Rio de Janeiro. O GRA sempre promovia excursões ao Rio de Janeiro com o apoio da A.A. Light & Power do Rio de Janeiro. Esta excursão foi promovida para as datilógrafas. Todos passearam nos pontos turísticos do Rio como: Pão de Açúcar e praias.

local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Fotógrafo: Nilton Rebello
tipo: Fotografia

A visita a ADC na Praia do Sol

Na foto: A esquerda, Alberto Takeo Shimabukuro, presidente, acompanhando a visita de Paschoal Thomeu, presidente da Eletropaulo às instalações, da ADC na Praia do Sol ao fundo, os diretores da ADC. Na ocasião, Thomeu participou de uma reunião com cerca de cinquenta integrantes da diretoria do Clube representando todos os setores da Eletropaulo.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Arquivo ADC Eletropaulo - Fotógrafo Celso Rosa
tipo: Fotografia

Carteirinha da Sbel

Carteirinha de Identificação de Sócio da Sociedade Beneficiente dos Empregados da Light (Sbel)

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento

A Eletropaulo em Lisboa

Takeo chefiou a delegação da ADC Eletropaulo para o Meeting de Atletismo em Lisboa que durou dez dias.

período: Ano 1994
local: Portugal / Lisboa
crédito: Acervo Pessoal - Xerox
tipo: Fotografia

Carteira GRA de Takeo

Carteirinha do Grêmio Recreativo Administrativo (GRA). Takeo era o sócio n° 3.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento

Carteirinha da Light

Carteirinha de utilização do restaurante do escritório central na Xavier de Toledo.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Associação Desportiva Cultural Eletropaulo

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Alberto Takeo Shimabukuro

Entrevistado por Luís André do Prado e Liliana Schnaider

São Paulo, 08 de Novembro de 1994

Código: ADC_HV020

Revisado por Brígida Veiga Batista

P - Ok, Takeo, então eu gostaria de começar assim com você se identificando pra gente, dizendo seu nome, data e local de nascimento.

R - Meu nome é Alberto Takeo Shimabukuro, eu tenho 41 anos, nasci em 2 de abril de 1953 em Regente Feijó, estado de São Paulo, Brasil.

P - Certo, e como que era sua vida nesta cidade, como que foi a sua infância? Recorda um pouco pra gente.

R - Eu não tenho muito assim que recordar da infância, porque a infância na minha geração foi um tanto quanto... Um pouco triste, primeiro porque perdi minha mãe com 10 anos, acredito que é a idade que a gente tem muita energia pra queimar, né? Isso aconteceu em 1963. Aí viemos pra São Paulo. Em 1965, isso em março de 65. Aí viemos...Entrei... Morei um mês na Vila Santa Maria em São Caetano do Sul. E posteriormente, em abril eu vim para o Parque São Lucas. E iniciei o ginásio no Colégio Estadual Professor Mário Casassanta. E infelizmente nesse ano, eu repeti de ano, repeti de ano, por incrível que pareça em inglês [riso]. E por questões econômicas se eu pudesse teria pedido transferência para um colégio particular, né? Aliás poderia entrar na segunda série, aliás minto, repeti em francês. Naquela época, primeira e segunda série ginasial nós tínhamos o francês e o inglês na terceira, justamente em função disto que eu poderia transferir, mas não foi possível. Então já em função de eu ter repetido, meu pai nesse aspecto era um tanto quanto exigente, né? Então, me preparei pra quando chegar aos 14 anos, começar a trabalhar. E foi isso que aconteceu [riso], mas estudando à noite posteriormente.

P - Ok. Takeo, você perdeu sua mãe cedo, como você...

Continuar leitura

Título: Família e educação, os alicerces de Takeo

Data: 8 de novembro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Luís André do Prado
Entrevistador: Lila Schnaider
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios