Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

"A canção move o mundo"

Esta história contém:

"A canção move o mundo"
Fechar

Coletiva no Bar “Café com Letras”

Dados da imagem Ronaldo Bastos e Márcio Borges em entrevista coletiva no bar “Café com Letras”. O carioca Ronaldo Bastos é um dos maiores compositores do país, tendo trabalhado com artistas como Lulu Santos, Gal Costa, Milton Nascimento, entre outros. Conheceu Márcio e os Borges através de Milton Nascimento e se tornou participante ativo dos Álbuns Clube da Esquina I e II.

Período:
Ano 2002

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Ronaldo Bastos Ribeiro

História:
"A canção move o mundo"

Crédito:
Ronaldo Bastos

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
música, amizade, show, amigos, talento

Ronaldo Bastos e Márcio Borges em entrevista coletiva no bar “Café com Letras”. O carioca Ronaldo Bastos é um dos maiores compositores do país, tendo trabalhado com artistas como Lulu Santos, Gal Costa, Milton Nascimento, entre outros. Conheceu Márcio e os Borges através de Milton Nascimento e se tornou participante ativo dos Álbuns Clube da Esquina I e II.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Clube da Esquina

Depoimento de: Ronaldo Bastos Ribeiro

Entrevistado por: Stela Tredice

Local de gravação e data: Rio de Janeiro, 16 de junho de 2004

Realização Museu da Pessoa

Código do depoimento: HV 015 – Cd 1 / 2 80’

Transcrito por: Palena Duran Alves de Lima

Obs: Márcio Borges participa em algumas partes da entrevista como R2.

P – Então, Ronaldo, pra começar ia pedir pra você falar seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Ronaldo Bastos Ribeiro, eu nasci em 21 de janeiro de 1948, em Niterói, mais precisamente na praia de Icaraí.

P – E o nome completo dos seus pais?

R – Vicente Belo Ribeiro e Mariana Bastos Ribeiro.

P – Você tem irmãos?

R – Tenho três irmãos: Raimundo, o mais velho; o Roberto; eu sou o terceiro; e tem o meu irmão mais novo, que é o Vicente.

P – Três homens, então?

R – Três homens

P – E qual era a ligação, ou é a ligação dos seus pais e avós com a música?

R – Acredito, diretamente nenhuma - na minha família não tinha nenhum caso de músico, nem poeta. Eu tinha um tio mais assim, mais poeta, que era o meu tio José, mas acho que ele era mais pra maluco do que pra poeta... Que era médico, era um cara bacana, mas não tinha nenhuma, não tem nenhuma tradição na família de músicos, nem de escritores.

P – Mas por que esse seu tio era maluco, qual é a relação, em que sentido?

R – Não, eu me lembrei dele agora, há muito tempo que não lembro dele. Eu digo assim, ele era maluco no sentido de... ele era um pouco maluco também, um pouco excêntrico, mas assim era a única pessoa que eu conheço que escrevia alguma coisa assim.

P – O quê que ele escrevia?

R – Escrevia, eu não sei exatamente o que ele escrevia, mas eu acho que ele escrevia... mas não era também, literariamente não tinha um grande valor. Eu digo assim, na minha família não tinha nenhuma tradição, eu não pertenço àquela... como que é? O Tom Jobim chamava assim, essa coisa das...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Mistura musical
Texto

Salomão Borges Filho

Mistura musical
A voz do rádio
Vídeo Texto

Adelzon Alves

A voz do rádio
Professor dedicado, pianista apaixonado
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.