Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Jaime José Hartmann
Por: Jaime José Hartmann, 29 de novembro de 2018

Eu sou capaz

Esta história contém:

Eu sou capaz

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Em 1950 no dia 12 de março, em São Leopoldo, nascia o penúltimo filho de Norberto Hartmann e Celita Hartmann. Ele foi batizado de Jaime José Hartmann, e nasceu com uma peculiaridade: Seu braço direito não se desenvolveu por completo.Sua mãe sempre foi dona de casa, e seu pai tinha uma pequena indústria de refrigerantes lá, chamada de Gasosa. Como o negócio não ia pra frente, ele e sua família se mudaram para Canoas, onde seus pais abriram um armazém que vendia mantimentos “Eu me lembro muito pouco dessa fase, cheguei a ver no google que ainda existe alguma construção naquele local, mas não recordo muito” diz Jaime.

Um tempo depois a família se mudou de novo, dessa vez para Porto Alegre onde se estabeleceram numa rua que não existe mais, entre a avenida Princesa Isabel e a avenida Ipiranga onde é o DMAE hoje em dia “É a partir daí que eu lembro mais claramente de algum brinquedo que eu tive,tipo um fusca vermelho,todo de lata, de um jipe de pedalinho que eu tinha, do cheiro de gasolina do Ford modelo A do meu pai. Quando a gente ia pra algum lugar era uma aventura”lembra Jaime com carinho. Em Porto Alegre, Norberto começou a trabalhar com reparte de pão. Ele pegava os pães na padaria Cruzeiro, que ficava na rua Protásio Alves em Porto Alegre e entregava para os clientes “O pai acordava todo dia as 3:30 da manhã por 15 anos da vida dele. Ele tinha que acordar com frio, com chuva, com o clima que fosse e isso eu admiro. Era um sacrifício tremendo. Ele não podia ficar doente, pois poderia perder a freguesia que esperava que o pão tivesse na porta de casa de manhã. Ele começou com uma carroça puxada por um burro, e depois comprou a caminhonete.

Com aquela pouca idade eu não conhecia nada no sentido de dar algum apoio tipo manter uma bateria em carga ou coisa assim, então por vezes acontecia de não ter bateria e eu e meus irmãos levantarmos de manhã a frio e empurrar a caminhonete pra funcionar....

Continuar leitura
Fechar

Jaime, Dione e Daniel

Dados da imagem Jaime, Dione e Daniel

Imagem de:
Jaime José Hartmann

História:
Eu sou capaz

Tipo:
Fotografia

Jaime e Karen

Dados da imagem Casamento da Karen em 1996

Imagem de:
Jaime José Hartmann

História:
Eu sou capaz

Tipo:
Fotografia

Casamento da Karen em 1996

Imagem de:
Jaime José Hartmann

História:
Eu sou capaz

Tipo:
Fotografia

Trabalhos

Dados da imagem Trabalhos

Imagem de:
Jaime José Hartmann

História:
Eu sou capaz

Tipo:
Fotografia

Mirante

Dados da imagem Mirante

Imagem de:
Jaime José Hartmann

História:
Eu sou capaz

Tipo:
Fotografia

Jaime e Dione

Dados da imagem Jaime e Dione

Imagem de:
Jaime José Hartmann

História:
Eu sou capaz

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Depois de muita luta
Vídeo Texto

Jildete Nascimento de Menezes

Depois de muita luta
Vídeo Texto

Maria do Carmo Pereira da Silva

" O meu sonho é viver"
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“A gente não é lixo, a gente é ser humano”
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.