Mesmo sem aquele apego às coisas materiais, Ildeu desde menino trabalhou de sol a sol e narra como e quais foram os trabalhos que desenvolveu: como garimpeiro; como vendedor de areia para a construção das casas de sua cidade, Paracatu; como caixeiro em dois dos comércios locais; como caminhoneiro – nas estradas para Belo Horizonte e para a nova capital nacional Brasília –; e como agente de saúde, lutando a favor da erradicação da malária. Ildeu conta, orgulhoso, como era esse trabalho contra a doença e seu mosquito transmissor. Acostumado com a lida diária, mantém, com seus mais de 90 anos, uma rotina de trabalho: acorda cedo, serve o café para sua filha, vai à lotérica tentar a sorte e ajuda o filho com as atividades da fazenda. E ainda, Ildeu presta homenagem a São Benedito e, durante a novena – de 20 a 29 de junho –, toca duas vezes ao dia o sino da Igreja do Rosário que emociona a todos os que passam com suas badaladas.

Meu pai veio pra cá com 5 anos. Vieram dois irmãos, meu avô, minha avó. Vieram pra cá e por aqui se criaram e criaram família. O meu pai casou com a minha mãe, que era daqui de Paracatu, e constituiu a família. Aqui residimos, éramos cinco irmãos. Minha infância se deu unicamente e exclus...Continuar leitura

Projeto Kinross Paracatu Depoimento de Ildeu Novais Pinto Entrevistado por Luiz Gustavo Lima e Marcelo da Luz Paracatu, 02/06/2017 Realização Museu da Pessoa KRP_HV01_Ildeu Novais Pinto Transcrito por Claudia Lucena P/1 – Então, Seu Ildeu, bom dia. R – Bom dia. P/1 – Eu queria agradecer ...Continuar leitura

Título: Estradas trilhadas

Local de produção: Paracatu