Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Edwiges, marisqueira com muito orgulho

Esta história contém:

Edwiges, marisqueira com muito orgulho

Vídeo

P/1 – Edwiges, pra começar eu gostaria que você falasse o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Edwiges da Silva Pereira, estou aqui na Praia do Peró. Eu nasci no dia 30 de março de 1972.

P/1 – Qual o nome dos seus pais?

R – Maria José da Silva Pereira e Pedro Pereira Damião.

P/1 – E dos seus avós?

R – Apolinária Moreira da Silva, João Paulo Moreira da Silva.

P/1 – O que os seus pais fazem?

R – Hoje meus pais estão aposentados. Mas o meu pai já foi operador de lancheiro e nos momentos de lazer ele pescava. Isso quando eu morava em Arraial do Cabo, há 20 anos.

P/1 – E os seus avós, você sabe?

R – O meu avô era agricultor e pescador, morador de São Pedro da Aldeia.

P/1 – Descreve como são seus pais?

R – Os meus pais, eu tenho muito orgulho deles [emocionada]. Desculpa, nesse momento eu estou numa fase muito difícil, a saúde do meu pai. Mas é um homem que me tornou essa pessoa hoje, graças a Deus sou muito respeitada onde eu moro. Eu tenho sensibilidade totalmente com a natureza, que eu aprendi isso dos meus avós e dos meus pais. Hoje, como vocês já estão sabendo do que eu faço, eu tenho cuidado com a preservação, isso é muito importante pra mim e está sendo passado na minha geração, que é a minha filha. Eu tenho muito orgulho, o melhor eu tenho pra falar deles.

P/1 – Como que era a casa que você morava quando criança?

R – Graças a Deus meu pai sempre foi um homem muito trabalhador. Uma casa boa, sempre morei em beira de praia, tive essa sorte. Talvez seja isso a oportunidade de eu sempre ter esse cuidado, sempre amar o mar.

P/1 – E como era a rotina da sua família?

R – Dia de semana trabalho, final de semana de lazer, ia pra casa dos meus avós que era uma roça, eles moravam num lugar de roça, bastantes agricultores. Geralmente os finais de semana eu passava com meus avós, meus pais e meus...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Orgulho de ser pescador
Vídeo Texto

Edson Nascimento de Melo

Orgulho de ser pescador
Articuladora dos pescadores
Vídeo Texto

Nurievi Minguta dos Santos Peçanha

Articuladora dos pescadores
Um sobrevivente, com muitas histórias para contar
Vídeo Texto
A pesca e a construção de uma comunidade
Vídeo Texto

Nilmar Silva da Conceição

A pesca e a construção de uma comunidade

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.