Josephina Zagari Bello nasceu no interior de São Paulo - Mineiros do Tietê - e foi morar com os avós quando o pai foi trabalhar numa fazenda. Ela precisava tirar o diploma do quarto ano. Com 18 anos foi para São Paulo. Lá, encontrou o Pepe, que viria a ser seu primeiro namorado e seu marido por 56 anos. Com quem teve cinco filhos. Que lhe deram dez netos. Que, por sua vez, lhe deram quatro bisnetos. E estavam todos reunidos quando comemorou 90 anos. Uma emoção de tirar o fôlego e só recuperar com água com açúcar. Enfrentou dificuldades na vida. Prefere lembrar-se das coisas boas e ficar com as reminiscências de infância, da escola, dos primeiros anos de casada. Sempre foi o esteio da família. Sempre ajudou e sempre soube contornar as coisas e os momentos desafiadores. Tem o sonho de ficar mais um tempo para estar com a família, que é unida, saudável e feliz.

Vinte e seis de julho de 1927, Mineiros do Tietê, interior de São Paulo. Nessa data e nesse local, eu nasci. Fui batizada Josephina - assim mesmo, com ph: Josephina Zagari Bello, em homenagem à minha avó paterna. Com ela não tive contato. Lembro dela assim à distância, sentadinha, com aqueles...Continuar leitura

Programa Conte a sua História Depoimento de Josephina Zagari Bello Entrevistada por Carol Margiotte e Gabriela Ramos São Paulo, 20/09/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH _HV697_Josephina Zagari Bello Transcrito por Eliane Miraglia Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Don...Continuar leitura

Título: Dona Josephina: uma vida que se conta escrevendo, lembrando e agradecendo

Local de produção: Brasil / São Paulo