Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 3 de março de 2016

Dona Beth e um legado de tradição, requinte e nobreza

Esta história contém:

Dona Beth e um legado de tradição, requinte e nobreza

Vídeo

Nasci em 11 de abril de 1942, na praia de Cabeçudas, ao lado de Itajaí, em Santa Catarina. Não conseguiria contar a minha história sem contar a de meu pai, José Zwölfer. A trajetória de vida dele, extraordinária, fala por si. E explica, através de seus desafios e conquistas, a grande influência que ele exerceu sobre todos nós, seus filhos. Mas, certamente, ele influenciou, também, o seu tempo, a sociedade com a qual interagiu e os seus inúmeros amigos. Meu pai nasceu na Áustria, na cidade de Melk, onde estudou no histórico mosteiro de mesmo nome, um dos três na região onde ainda se trabalhava as Iluminuras.

“Era histórica a casa que meu pai tinha, lá em Melk, a sessenta quilômetros de Viena; tinha uma parede de dois metros e meio de largura, que era um túnel que seguia por baixo do mosteiro, por onde os monges escapavam dos ataques”.

A Primeira Guerra Mundial o trouxe, como imigrante, primeiro para a Argentina, depois para o Brasil. Estabeleceu-se em Blumenau com uma bem sucedida churrascaria - choperia, linguiça, comida alemã. Imigrantes alemães, ali radicados, incentivaram-no a desbravar a então quase selvagem praia de Cabeçudas. Queriam um lugar onde tivessem um pouso e comida de qualidade. Meu pai então montou um hotel - o prédio foi financiado pela Caixa Econômica e destinava-se, originalmente, a abrigar pessoas idosas da região em uma Casa de Saúde. O fato é que, com o tempo, ele transformou aquele empreendimento em um referencial na área de hotelaria, atraindo hóspedes ilustres, famílias as mais prestigiadas da região, e também de Curitiba, da Capital e do Rio Grande do Sul, além de Rio de Janeiro e São Paulo. O hotel passou a ter uma demanda de hóspedes cativos, que retornavam todos os verões, todas as temporadas, famílias inteiras, sucedendo-se as gerações, surpreendendo pela quantidade de empresários, políticos - governadores, senadores, prefeitos. Em épocas diferentes...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A epopeia de um burguês socialista
Vídeo Texto
Ensinar a aprender
Texto

Celso Avelino Antunes

Ensinar a aprender
Vídeo Texto

Elisa Maria Loureiro da Silva Pereira

"Vários pedacinhos de dentro"
Amor às tradições
Texto

Isaac Emmanuel

Amor às tradições

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.