José Ramiro narra suas condições de vida em Funchal, Ilha da Madeira, a rigidez política, e as difíceis condições de trabalho. Relembra as brincadeiras de infância, como empinar pipa e jogar futebol e as festas da região: para os santos e para a colheita da uva. Na escola, teve dificuldade com matemática, mas muito gosto por línguas. Com o regime ditatorial de Salazar, passou a ter vontade de sair da Ilha da Madeira. Veio de navio para o Brasil; seu primeiro trabalho foi na Ferrovia Santos-Jundiaí. Descreve o trabalho como faturista, contabilista e chefe da estação, os acidentes ocorridos com trens e a vida boêmia de São Paulo.

imagens (1)

get_date(); ?>

Carteira Funcional da Empresa

data (ou período): Ano 1953 Imagem de:José Ramiro Fernandes Rocha

Carteira Funcional da Empresa

Carteira de identidade funcional. Servia de apresentação dentro da empresa, para abrir crediário.

período: Ano 1953
local: Brasil / São Paulo / Estrada De Ferro Santos-jundiaí
crédito: Estrada de ferro Santos-Jundiaí
tipo: Documento