Quando os pais de Júlia se separam, ela e as duas irmãs, ainda muito novas, são adotadas pela avó paterna, que chamavam de Mainha e por quem tinham um grande carinho. Ela até hoje sente um profundo ressentimento pelo fato da mãe tê-la abandonado e decidido cuidar de uma outra família. O pai, ainda que ausente, demonstrava um certo afeto pelas filhas. Ele chegou a raptá-las da casa da avó por um mês, mas deixou-as em uma condição de extrema vulnerabilidade: sem higiene, sem comida e rodeadas por pessoas que eram usuárias de drogas. A avó conseguiu encontrá-las e tirou-as de lá. Depois do falecimento de Mainha, Júlia e as irmãs ficaram sem guarda e sem moradia. Júlia não suportou morar com as tias religiosas e decidiu ir para casa do pai, aos sete anos. Como sempre estava alcoolizado, não era capaz de perceber os abusos que a filha sofria de colegas dele. Os homens que frequentavam a casa abusavam de Júlia enquanto ele dormia. A falta de credibilidade do pai nos fatos fez com ela fugisse e voltasse para a casa de uma das tias. A superação de lembranças negativas começou quando ela conseguiu uma vaga no Projeto Vira Vida. As novas amizades, os novos olhares e o abrir-se para o mundo fazem parte do seu processo de mudança. Além de novas experiências ela sonha em ter um lar e ver toda sua família feliz.

Sou a mais velha de três irmãs. Estou deixando para trás uma vida de problemas, abusos e abandono que sofri dos meus pais. Tudo começou a se perder na minha vida, e na das minhas irmãs, quando a minha avó morreu. Ela era o porto seguro da família. Era quem cuidava da gente, nos dava amor e ...Continuar leitura

Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de "Júlia" Entrevistada por Fernanda Prado e Karen Worcman Salvador, 06 de Julho de 2012 Realização Museu da Pessoa Entrevista VV_HV018 Transcrito por Karina Medici Barrella / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Teresa de Carvalho ...Continuar leitura

Título: Deixando o passado para trás

Local de produção: Brasil / Salvador