Facebook Info Ir direto ao conteúdo

De Nápoles à São Paulo: Imigração, Trabalho e Tecnologias

Esta história contém:

De Nápoles à São Paulo: Imigração, Trabalho e Tecnologias

Vídeo

Rosana Lia Mercaldi Galina nasceu no dia 21 de junho de 1948, em São Paulo, capital; seus pais se chamavam Antônio Mercaldi e Carmela Joanita de Santis.

Rosana trabalha como terapeuta. Seu avô materno emigrou da Sicília para vir a São Paulo com o objetivo de estudar contabilidade. Já a sua avó não era uma imigrante, morava em uma cidade do interior, chamada Itapetininga. Era uma mestiça, filha de provavelmente um feitor de uma fazenda e de uma negra. Foi obrigada a se casar com 14 anos e fugiu de casa para morar em São Paulo como empregada doméstica, em uma pensão onde seu avô morava enquanto estudava. Foi lá que se conheceram.

Na parte paterna, seu avô emigrou de Benevento, uma cidade de Nápoles, para São Paulo para trabalhar na Light e levar energia elétrica para o interior de São Paulo. Sua avó veio de Bari, na costa leste do sul da Itália, também para São Paulo. Um dos avôs veio estudar, enquanto o outro emigrou para trabalhar.

Quando pequena, Rosana ficava na casa dos avós, pois sua mãe trabalhava como professora primária desde muito cedo. Como Carmela começou a trabalhar com 19 anos e parou apenas com 72, ela teve de passar parte da infância com os avós, o que os aproximou muito.

Em casa, ela tinha um grande rádio em que acompanhava novelas com sua avó materna. Seu pai sempre teve carro. Quando mais velha, Rosana lembra de ter tido seu primeiro contato com a televisão, recorda até de certas propagandas até hoje. Se lembra também dos telefones, que naquela época eram vistos por ela como algo quase incompreensível, e diz que era muito bom e interessante poder conversar com os outros a distância.

Quando emigrou, seu avô paterno se sentiu tão agradecido pelo que tinha no Brasil que se naturalizou brasileiro, perdendo a oportunidade de ter um passaporte italiano. Na Itália, ele conseguiu estudar, por isso já veio com uma especialização; e como era alguém que trazia luz para o interior de São Paulo, ele tinha uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios