Aos quatro anos, a chegada em São Paulo marca a nova vida: além das praias deixadas para trás, a chupeta também encontra a primeira lixeira. Já é grande para isso. Pirituba acolhe a família como primeiro lar, morando nos fundos da casa de uma senhora. Mais tarde, com o pai envolvido em reuniões do MST, acontece a segunda e definitiva mudança de lar para Perus. O Recanto dos Humildes oferece a Almir grama, barro, novas cores e brincadeiras. Mais tarde, chega no Recanto a violência, que obriga as crianças a incluírem notícias de morte no dia a dia. Os caminhos levam Almir a ter um olhar sensível, em busca da essência das pessoas. Com a Quilombaque, se encontra na área de humanas, escolhendo a Geografia como caminho para tentar entender a relação das pessoas com seus espaços.

Minha mãe é de família indígena, ribeirinha, pescadora. Meu pai tem herança dos negros nagôs. Os dois grupos ainda vivem no Bairro de Santa Terezinha, no distrito Periperi em Salvador, Bahia, onde eu nasci. Quando meu pai perdeu o emprego, ele decidiu ir sozinho pra São Paulo. Três meses dep...Continuar leitura

imagens (7)

Primeira infância

data (ou período): Ano 1989 Imagem de:

Meu portal

get_date(); ?>

Preto, pobre, favelado diplomado!

Futebol, nossa maior expressão cultural

data (ou período): Ano 2015 Imagem de:

Arte educação em ação

Tambor nos guia

get_date(); ?>

Como a gente complica as coisas!

data (ou período): Ano 2013 Imagem de:

Primeira infância

Infância na praia com a família.

período: Ano 1989

Meu portal

Evento Feladay na Quebrada: Juliana (irmã), Almir (pai), Willian (irmão) e eu. O primeiro círculo familiar, os portais de chegada no planeta: a família!

crédito: Angélica Müller
tipo: Fotografia

Preto, pobre, favelado diplomado!

Colação de grau do ensino superior em Geografia. Nas fotos estão minha família (Érika, minha companheira), e nossos filhos Miguel e Flora (foto de cima à esquerda); e minha irmã (Juliana) e mãe (Bárbara) (foto de cima à direita). No Edifício Sociedade Japonesa no Brasil.

Futebol, nossa maior expressão cultural

Festival de aniversário Clandestinos Futebol Clube: unidos contra o racismo é o time de futebol formado por jogadores amigos de vários lugares da cidade. Da esquerda para a direita em cima: Andrezão, Tiago, Tenente, Boliva, Bruno, _______, Caio, Guilherme, Tiago, Ceará, Rodrigo, Felipe, _________, Alisson. Embaixo: _______, Bahia, Fernando, Rafael, Massa, Lucas, _________, _________, Coutinho, Junior e Almir.

período: Ano 2015

Arte educação em ação

Durante vivência de musicalidade afro-brasileira no Dia da Família. Desde 2014, realizo vivências em espaços comunitários que são populares, espaços formais (escolas, centro de convivência, bibliotecas). No CEI Cidade Tiradentes.

crédito: Mafuani

Tambor nos guia

Um dos encontros do projeto Plantando Sementes, Brotando Território: capacitação para agentes e gestores socioculturais, sendo a maioria dos participantes da região. No dia, o tema do encontro era território e territorialidade.Tambor nos guia é o lema da Quilombaque.

tipo: Fotografia

Como a gente complica as coisas!

Viagem para participar do Simpósio Internacional de Geografia Agrária. O campo da UFPB era ao lado da praia e, por isso, não tinha como resistir o banho de mar! A foto me traz alegria porque estava muitíssimo satisfeito e era simples a razão: Sol, brisa e os pés na areia. Praia do Tambu.

período: Ano 2013
tipo: Fotografia

P/2 – Então, vamos começar? Qual o seu nome, local e data de nascimento? R – Meu nome é Almir de Souza Moreira Júnior. Local de nascimento: Salvador, Bahia. P/1 – Que dia você nasceu? R – Nasci no dia 12 de março de 1987. P/2 – Como você já falou, eu queria saber qual a origem ...Continuar leitura

Título: Cria da Quilombaque