Depoimento de Francisco Ferreira de Aguiar, o Chico Formiga, para o Museu do Santos F. C. em 1999. Formiga narra sobre sua infância em Araxá (MG), a vida na fazenda, as brincadeiras e a família. A paixão desde cedo pela bola, acompanhando o futebol pelo rádio e nas peladas de escola. A ida para Belo Horizonte e o ingresso no juvenil do Cruzeiro, a resistência do pai pela profissionalização e a contratação pelo Santos. As mudanças de vida na cidade praiana, o acolhimento e cativação pela cidade e pelo clube. As conquistas no Santos, como o Paulista de 55 e a campanha de 62, a rápida passagem pelo Palmeiras (57-59) que na época foi a transferência mais cara do futebol brasileiro. As lesões e o encerramento da carreira de jogador. A carreira como técnico, a conquista do título Paulista de 78 como comandante dos \"Meninos da Vila\" e a passagem por outros clubes nacionais e no exterior.