Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Antônio Ferri Neto
Por: Museu da Pessoa, 28 de novembro de 2012

Comércio e carnaval

Esta história contém:

Comércio e carnaval

Vídeo

P/1 – Oi, Sr. Antônio, o senhor pode começar falando seu nome, local e data de nascimento? R – Meu nome é Antônio Ferri Neto. Eu sou morador do Cambuci. Nasci no Cambuci. Moro na Rua Cesário Ramalho. P/1 – É, que ano? Qual que é a data de nascimento? R – 19 de maio de 1948. P/1 – Seus pais são de São Paulo? R – São de São Paulo. P/1 – E seus avós? R – Meus avós... P/1 – Maternos? R – Paternos são italianos e da parte da minha mãe são espanhóis. P/1 – E você sabe por que eles vieram para o Brasil? R – Foi na época da guerra, né? Na época da guerra eles vieram embora. Vieram... Meus avós paternos tinham mais ou menos quinze anos quando vieram pra cá. P/1 – E você sabe o que faziam os seus avós, tanto de pai, quanto de mãe? R – Então, eles moravam lá. Moravam com os pais, né, e vieram embora pra cá. Mas no que eles trabalhavam... P/1 – Mas qual que era a atividade deles? R –No que eles trabalhavam lá eu não sei. P/1 – Aqui. R – Aqui? Meu avô por parte de mãe eu não conheci. E minha avó ela já... eu lembro dela assim com mais idade. E ela não trabalhava, ficava em casa. E minha avó também por parte do meu pai ela fazia as coisas dentro de casa, ela fazia assim, trabalhava assim pra fazer comida, ou às vezes pra fazer alguma coisa assim. Chamavam ela, por exemplo, o Sudan chamava ela, levava ela pro sítio pra ela... (Pausa) P/1 – Desculpa. R – Então, minha avó... O Sudan, dos cigarros Sudan, né, que era lá no Cambuci, eles pegavam ela no fim de semana, levavam lá pro sítio, matavam porco pra ela fazer um sanguinaccio, aquelas coisas italianas... P/1 – Ah, você vai contar. Isso é muito interessante. R – Ela fazia muito isso. P/1 – Sanguinaccio. R – Isso. P/1 – É uma comida? R – É, é feito com o sangue do porco, punha castanha, nozes, essas...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tradição à beira-mar
Vídeo Texto

Manuel Gil Gonzalez

Tradição à beira-mar
Aqui ninguém cozinha igual a mim
Vídeo Texto

Palmira de Souza Leal

Aqui ninguém cozinha igual a mim
A Toca do Esquilo e o amor à culinária
Vídeo Texto
O “chef” das causas sociais
Vídeo Texto

Edson Camilo Leite

O “chef” das causas sociais
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.