Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Nataniel Torres
Por: Nataniel Torres, 23 de julho de 2020

Coberta não é toalha

Esta história contém:

Coberta não é toalha

Meu nome é Nataniel Tadeu de Torres Vieira. Hoje é dia 23 de Julho de 2020, e esse é o primeiro dia da minha jornada. Rememorar a primeira lembrança dessa vida é fácil porque faço esse exercício frequentemente, de mergulhar nas memórias remotas. Sou naturalmente nostálgico. Fecho os olhos e já estou lá. Casa da infância. Aquele quarto-sala de taco, banheiro de azulejo cor de rosa, varanda com piso de cacos vermelhos, quintal acidentado, jardim, plantas todas mais altas que eu.

Devo ter uns 3 anos. Minha mãe está estendendo roupa na varanda. Estou peladinho na sala. Acabei de tomar banho. Sozinho! Estou com muito frio. Grito pelo meu pai:

- Pai! Pai! Me traz o cobertor. Estou com frio. Meu pai começa a correr para atender o pedido. Passa apressado pela sala e vai até o quarto. "Ele está demorando!".

- Pai quero o cobertor! "Espera aí, a palavra é cobertor? Se a gente está com frio se esquenta com cobertor, mas se tomou banho a palavra não é essa. Qual é a palavra? Nossa! Que frio!" Estou tremendo. O frio dói. Que sensação chata!

- Pai me traz o cober..."Não é cobertor". Eu estou com frio. Minha mãe lá fora, indiferente, sempre atarefada, e meu pai remexendo sei-lá-o-quê no outro cômodo. Ouço barulho de gavetas, portas de guarda roupa. "Qual é a palavra?"

- Pai, quero cobertor! - berro. "Mas, não é cobertor que eu quero". Meu pai traz uma manta, preocupado em sanar meus tremores. Embrulho-me avidamente. Começo a me esquentar. "Mas esse tecido é ruim pra secar. Que sensação estranha estar molhado no cobertor. Dá até uma aflição. Mas está aquecendo pelo menos. Ah! A palavra era toalha. O que eu queria, era uma to-a-lha".

- Pai, eu queria uma toalha. Eu falei errado. Pra secar do banho é toalha, não é cobertor.

Meu pai ri encostado no batente da porta entre o quarto e a sala. Minha mãe gargalha lá fora. "Por que eu falei cobertor? Eu sabia o que era uma coisa e outra. Presta atenção, Nataniel. Fala certo! Como...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios