Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de dezembro de 2004

Certo compromisso muito grande com a empresa

Esta história contém:

Certo compromisso muito grande com a empresa

Vídeo

P/1 – Boa tarde.

R – Boa tarde.

P/1 – Eu queria começar com você falando o seu nome completo, o local e data de nascimento.

R – Meu nome é Jorge Felipe de Paula Gomes. Eu nasci em 17 de Julho 1955. Eu sou natural do Rio de Janeiro.

P/1 – Conta pra gente, Jorge, como e quando foi a sua entrada aqui na Petrobras.

R – Eu entrei na Petrobras, eu optei, quando eu terminei o curso do serial dois, o curso de Formação de Engenheiro de Instrumentação, isso no final de 1978 quando eu estava concluindo o meu curso de Engenharia na UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro]. E houve a opção, dentro da Petrobras, por alguns órgãos da Petrobras. E eu fiquei fascinado com a opção de vir pra Aracajú. Eu tinha vontade de conhecer o Nordeste. Eu não conhecia o Nordeste e Aracajú me pareceu uma coisa bem interessante, até porque era uma unidade nova, era uma unidade que estava em fase inicial de partida onde a gente teve a oportunidade de desenvolver, de aprender. E praticamente nasci junto com a empresa.

P/1 – E aí você fez concurso, como que foi?

R – Eu tinha feito um concurso para a área de, para prestar o curso da Petrobras. E se houvesse possibilidade nós seríamos admitidos em função do aproveitamento do curso.

P/1 – E aí você optou por Sergipe?

R – Optei por Sergipe. Não por Sergipe, mas pela Fafen [Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados], pela fábrica de fertilizantes de Sergipe.

P/1 – Aí você já entrou na Fafen. Conta como foi a sua trajetória aqui dentro.

R – A trajetória nossa aqui: 1969 eu fui pro Edise [Edifício sede da Petrobras] e trabalhei na parte de acompanhamento dos processos de compra e parte do projeto final do detalhamento. 1980 fui pra unidade industrial, pra Fafen, unidade de Camaçari. Estagiei até o final do ano de 1980. 1981 eu já vim pra Sergipe pra acompanhar a parte de obras, condicionamento de equipamentos, instrumentos,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Jorge Felipe de Paula Gomes
Texto

Jorge Felipe de Paula Gomes

Jorge Felipe de Paula Gomes
Vídeo Texto
O meu sonho era ser o que eu sou hoje
Vídeo Texto

Tereza Ferreira da Silva

O meu sonho era ser o que eu sou hoje
O mundo do petróleo era um mundo pequeno
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.