Tereza Ferreira da Silva nasceu em Natividade, Tocantins, filha de pais baianos que migraram em busca de uma vida melhor. Desde muito jovem decidiu que não queria se casar para não repetir o padrão de vida dos pais, e aos 14 anos, quando seu pai lhe arranjou um noivo, decidiu fugir de casa para perseguir o desejo de ser independente. Foi em Brasília que encontrou sua vocação para a liderança comunitária e dedicou a vida à luta pelo desenvolvimento da Fercal, tornando-se referência e assumindo um papel importante na interlocução com o Governo Federal, seja na presidência da associação comunitária, seja em cargos que ocupou no Conselho da Mulher e no Conselho em Defesa do Negro.

Nasci em Natividade (antes era Goiás, agora é Tocantins) no dia 15 de outubro de 1951. Meu pai e a minha mãe eram baianos; eles já são falecidos. Na Bahia a vida era muito difícil. Eles vieram para Goiás, na época, para tocar a vida. Aí, chegaram em Natividade, já tinham um filho, meu irm...Continuar leitura

imagens (5)

Ordenação do irmão como diácono

data (ou período): Ano 1991 Imagem de:Tereza Ferreira da Silva

Entrega de Honra ao Mérito

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:Tereza Ferreira da Silva

Reunião com a comunidade

data (ou período): Ano 1992 Imagem de:Tereza Ferreira da Silva

Inauguração de poço artesiano

data (ou período): Ano 2003 Imagem de:Tereza Ferreira da Silva

Aniversário da neta Fernanda

data (ou período): Ano 2003 Imagem de:Tereza Ferreira da Silva

Ordenação do irmão como diácono

Irmão de Tereza, hoje padre, sendo ordenado diácono no convento dos franciscanos.

período: Ano 1991

Entrega de Honra ao Mérito

Empresário sr. Salvio Humberto Safe de Matos recebendo Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados à população de Fercal. Tereza foi escolhida para falar e entregar o diploma em nome da comunidade.

período: Ano 2002

Reunião com a comunidade

Tereza coordenando a reunião da comunidade na entrega do terreno para o campo de futebol da ASCOF (Associação Comunitária da Fercal).

período: Ano 1992

Inauguração de poço artesiano

Tereza na inauguração do primeiro poço artesiano da comunidade de Queima Lençol, junto com a administradora de Sobradinho, Nilcéia Machado, e empresários e moradores da região.

período: Ano 2003

Aniversário da neta Fernanda

Tereza com sua neta Fernanda e a mãe Deuzirene no aniversário de três anos. A festa foi na casa de Tereza.

período: Ano 2003
Palavras-chave:

Votorantim Fercal Depoimento de Tereza Ferreira da Silva Entrevistada por Márcia Trezza e Andreia Aguiar Fercal, 06/05/2015 Realização Museu da Pessoa VOF_HV001_Tereza Ferreira da Silva Transcrito por Mariana Wolff MW Transcrições P/1 – Tereza, bom dia. R – Bom dia. P/1 – Nós vamos...Continuar leitura

Título: O meu sonho era ser o que eu sou hoje

Local de produção: Brasil / Distrito Federal / Fercal

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Tereza Ferreira da Silva