Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Caim

Esta história contém:

Caim

Quando comprei o "Conto da Ilha Desconhecida e Caim", este último foi presente para o Augusto, meu sobrinho, foi dois dias antes da morte do Saramago. Li o primeiro e o Caim acabei de ler agora. Porque o Augusto leu e me emprestou. Você já viu alguém dar um presente e pedir emprestado? isso é a minha deferência quando gosto muito da pessoa. Dou de presente e depois peço para ler. Caso contrário, leio antes, embrulho de volta e presenteio. Vai aí um egoísmo latente. Até nos livros. Não sou alguma crítica da literatura... Já me desculpando pela mania de escrever/falar o que pensa a respeito. Alguém me perguntou se eu não temia falar/escrever o que pensava. Saramago escreve em Caim, uma resposta para isso "Antes louca do que medrosa" Parto da premissa que você sempre encontrará uma resposta para um ponto de divagação da sua mente, que paira,paira até que estaciona ...num livro, muitas vezes podem ser tres durante a sua vida toda... Caim me vem como uma trilogia escrita por várias mãos. Primeiro, me chamou atenção na Biblia, porque sua história é curta, apenas aquele que pecou e seus descendentes levarão o sinal na testa; A segunda, "A Leste do Éden" do Steinbeck. Onde, a "rejeição" conduzia a "Ser Grande" é ser solitário Jesus de Nazaré e a crítica histórica e, A terceira, nos dois livros escrito pelo Saramago: Evangelho Segundo Jesus Cristo e o Caim, propriamente dito. Neste último ele se superou. Enquanto no primeiro ele escreveu com uma riqueza impar o amor que o filho de Deus, daí "os filhos são melhores que os pais" diz o dito popular, possuía e a divindidade desceu dos céus e na terra veio para semeá-lo, em Caim, foi além. O embate entre Caim, o rejeitado, com Deus é algo que só a ficção do Saramago poderia bem o conduzir. Outra coisa boa do livro é a velha história do tempo que a física quântica explica bem com a teoria do big bang...se você se lembra do presente do passado porque não do futuro? Isso...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Demônios em meu quarto
Texto

Nadielly Rodrigues

Demônios em meu quarto
Uma família grega
Vídeo Texto

Maria Rifiotis

Uma família grega
Vídeo Texto

Hermogenes Soares Brazão

"O meu esporte era mulher"
A menina dos livros
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.