Antonio Ferreira da Silva nasceu no Estado do Maranhão e migrou para o Distrito Federal já com quarenta anos. Foi com dois filhos mais velhos em busca de um trabalho que gostasse, pois a roca não lhe interessava. Uma vez instalado, trabalhou em muitos lugares, mas sua vida mudou quando foi encarregado do serviço de limpeza no INSS no Plano Piloto de Brasília. Antonio foi sindicalista e hoje faz parte do grupo de líderes no bairro Fercal. Nessa história, ele conta de onde vem a sua sabedoria.

Meu nome é Antonio Ferreira da Silva, nasci no dia 10 de outubro de 1948, em Caxias, Maranhão. Eu não tive aquela alegria que todo mundo tem hoje: os filhos vão pro colégio, estudam, faz um curso... Quando eu vim pra Fercal, eu vim foi em 88, no dia 1º de agosto eu cheguei aqui. Eu não sa...Continuar leitura

imagens (6)

Em Caxias quando jovem

data (ou período): Ano 1985 Imagem de:Antonio Ferreira da Silva

Começo de vida em Fercal

data (ou período): Ano 1988 Imagem de:Antonio Ferreira da Silva

Festa de aniverário

data (ou período): Ano 1988 Imagem de:Antonio Ferreira da Silva

SINDILIMPEZA

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:Antonio Ferreira da Silva

Comemoração de aniversário

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:Antonio Ferreira da Silva

Em Caxias quando jovem

Antonio quando jovem na praça principal da cidade, onde ia para encontrar com amigos e conversar.

período: Ano 1985

Começo de vida em Fercal

Os filhos de Antonio, Ismael, Lilian, Jeniel e Lucimeire, brincando na chácara onde a família morou quando chegou em Fercal.

período: Ano 1988

Festa de aniverário

Festa surpresa preparada pela esposa e família para comemorar os 40 anos do sr. Antonio. De camisa rosa o seu tio abraçado com a esposa do sr. Antonio.

período: Ano 1988

SINDILIMPEZA

Antonio, à época diretor do SINDILIMPEZA, em encontro de sindicalistas durante o 5º Contracts- CUT.

período: Ano 1990

Comemoração de aniversário

Sr. Antonio comemorando o aniversário com amigos queridos, como Osmar e sua esposa Maria (no canto direito da foto).

período: Ano 1990

Reconhecimento e agradecimento

Eliana Pedrosa, à época representante distrital, agradecendo o trabalho de Antonio, acompanhado de sua esposa Maria de Jesus Alves, junto a comunidade de Fercal.

tipo: Fotografia

Votorantim Fercal Depoimento de Antônio Ferreira da Silva Entrevistado por Marcia Trezza e Tereza Ferreira da Silva Fercal, 6 de maio de 2015 Realização Museu da Pessoa VOF_HV002_Antônio Ferreira da Silva Transcrito por Ana Carolina Ruiz P/1 – Seu Antônio, nós vamos começar a entrevista, ...Continuar leitura

Título: Burro eu não sou de jeito nenhum

Local de produção: Brasil / Distrito Federal / Fercal