Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Lucélia Muniz da França, 10 de novembro de 2023

Biografia da Professora e Artesã Maria Constância da França Muniz

Esta história contém:

Biografia da Professora e Artesã Maria Constância da França Muniz

*Conforme pesquisa desenvolvida pela sua filha, Lucélia Muniz da França, Cadeira nº 35 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE onde Dona Constância figura na galeria dos Patronos.

A PROFESSORA E ARTESÃ DONA CONSTÂNCIA

“Se cada flor tem o seu tempo, eu aceito florescer no determinado momento”

Maria Constância da França Muniz nasceu aos 04 de dezembro de 1936 no Sítio Patos, município de Nova Olinda-CE. Filha do agricultor João Trajano de França e da agricultora e artesã Ana Rosa de Lima conhecida como Dona Santa.

Do pai herdou o amor pela Comunidade onde residia e da mãe a arte que passou de geração em geração: os trabalhos artesanais em ponto de cruz, a confecção artesanal de redes, o crochê, bordado e confecção de roupas.

Proveniente de uma família de 08 irmãos, em que era a mais nova, ingressou na profissão de estudante, apesar das inúmeras dificuldades da época, tais como: a seca constante, falta de transporte, estradas não abertas e material didático caro. Época na qual o acesso aos estudos era privilégio de poucos. Entretanto, sua mãe, Dona Santa, não mediu esforços para que concluísse ao menos a 8ª série Ginasial.

A Família Trajano de França sempre foi considerada uma família de pessoas hospitaleiras que realizavam festejos para a comunidade e preservavam as tradições, tais como: as novenas do mês de maio com a coroação de Nossa Senhora da Conceição, os festejos juninos e as festas natalinas. Na adolescência participou de atividades teatrais, nas quais sua participação se destacou em um Drama intitulado “Flor de Abril”.

Por falta de professores na localidade onde residia, começou a lecionar aos 14 anos de idade, cursando apenas estudos de admissão. Professora por vocação, desde cedo se destacou como aluna e com a habilidade de ensinar.

Concluiu seus estudos de 1º Grau, o Ginasial (atual Ensino Fundamental), na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC. A...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

AUTOBIOGRAFIA de Lucélia Muniz da França
Texto

Lucélia Muniz da França

AUTOBIOGRAFIA de Lucélia Muniz da França
Um pai da Genética brasileira
Vídeo Texto
O poder dos livros infanto-juvenis
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.