Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sou paulistano, nascido em 7 de junho de 1953 no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. Meus avós paternos eram João Baptista de Azevedo Marques Filho e Augusta Toledo, ambos professores – ele, natural de Tietê-SP, e ela, de Cerquilho-SP. Desta união nasceram três filhos homens: Ruy de Azevedo Marques, Ary de Azevedo Marques e meu pai, Alcyr de Azevedo Marques.

Meus avós maternos eram Gumercindo de Magalhães Rodrigues e Luricilda de Magalhães Rodrigues, nascidos respectivamente em São José dos Campos-SP e Campinas-SP – ele industrial, e ela, do lar. Da união deles nasceram Zilda Magalhães Rodrigues, Dilza Magalhães Rodrigues (minha mãe), Elza Magalhães Rodrigues, Azael Magalhães Rodrigues e Vera Magalhães Rodrigues.

Meu pai e minha mãe se casaram em 27 de dezembro de 1943, na Igreja da Consolação, e tiveram 3 filhos: Zilda Maria Rodrigues de Azevedo Marques, que nasceu em 1945, e foi casada com Antonio Buonerba; eu, João Baptista de Azevedo Marques Neto, que nasci em 1953; e Mônica Rodrigues de Azevedo Marques, que nasceu em 1955 e é casada com Vanderlei Scarparo Endres.

Me casei em primeiras núpcias em 3 de janeiro de 1976, com Magdalena Pilar Caballero Colombo. Tive dois filhos gêmeos que nasceram em 16 de fevereiro de 1979: Luiz Eduardo Colombo de Azevedo Marques e Luiz Fernando Colombo de Azevedo Marques.

Me casei novamente em seis de setembro de 1989, com Ana Rosa de Azevedo Soares Fialdini e, em 23 de novembro de 1995, nasceu minha filha Victoria Fialdini de Azevedo Marques.

Fiz o primário no colégio Pio XII, e os outros cursos, inclusive a faculdade, no Instituto Mackenzie. Apesar de médico, meu pai sempre lutou com bastante dificuldade para nos dar todo o conforto. Moramos na Cidade Jardim, no Centro e no Paraíso. Comecei a trabalhar aos 15 anos no escritório que, por ironia do destino, era do avô da minha segunda mulher.

Aos 17 anos, iniciei minha carreira como trainee no Banco Bozano Simonsen, a qual durou 29...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Assumir uma comunidade
Vídeo Texto

Patrícia Costa dos Santos Martins

Assumir uma comunidade
Cesinha da Vila Madalena
Texto

Cesinha da Vila

Cesinha da Vila Madalena
Rock, Música ao Vivo e Cerveja Artesanal
Vídeo Texto
Líbero dos projetos sociais
Vídeo Texto

Alexandre Carvalho Ferreira

Líbero dos projetos sociais
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.