Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 21 de novembro de 2018

Babs: uma vida de poucos anos e muitos mares

Esta história contém:

Babs: uma vida de poucos anos e muitos mares

Vídeo

Bárbara Vitória. Um nome que, de início, me pareceu exagerado, cercado de certa teatralidade. Hoje até que não, digamos que gosto. Nasci no Rio de Janeiro, o ano é 1983. Morei no Meier, na Tijuca, na Barra… Depois segui meu caminho, sozinha, aos 14 anos. Aliás, tive que me jogar na estrada, perdi minha identidade, minhas referências, com a separação dos meus pais. De um lado, eu assistia à entrega ao alcoolismo; do outro lado, a entrega cega a uma religião, como válvula de escape. E eu tendo que buscar a minha trilha independente, o que não foi fácil, quase impensável, mas não vi alternativa naquele momento: começar a trabalhar, estruturar a minha vida, tomar as minhas próprias decisões… Tudo isso aos quatorze anos de idade?!! Mas, vamos lá! Tem que fazer, vamos fazer. Contei, é claro, com alguma ajuda. Pouca, mas o suficiente para me sentir amparada - dos pais de alguns amigos, de uma tia que, por sinal, já havia adotado o meu irmão. E assim foi indo.

Apesar da dificuldade de aceitar, entender todo esse cenário, eu consegui, com a ajuda de muitas pessoas, encontrar um caminho mais equilibrado.

Trago lembranças de infância, do gosto pela Natureza e do hábito de escrever cartas para os meus pais - nunca respondidas - de lugares imaginários. Claro, em busca de atenção. Nessa época, já me atraía tudo o que se relacionasse às Artes. Uma tendência às cores, à poesia. E sempre querer “saber, conhecer, experimentar”. Também sempre estive atenta às descobertas, ou seja, aquilo que ia surgindo de novo no meu caminho, fosse-me dado pela escola ou pela vida, desde gêneros musicais; formas de me vestir; as chamadas “tribos”; o primeiro namoro; as mudanças do corpo. Fiz Jornalismo, adotei a fotografia, conheci quase o mundo todo, salvei as baleias, fui presa por causa delas; também curti a Natureza e amei as pessoas. Mas, para isso, precisei sair de casa. Ainda adolescente.

O meu som,...

Continuar leitura
Fechar

Entrevista

Dados da imagem Entrevista com Fábio Porchat no programa Porta Afora, sobre viagens.

Período:
Ano 2015

Imagem de:
Bárbara Vitória Chagas da Veiga

História:
Babs: uma vida de poucos anos e muitos mares

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
televisão, viagem, ativismo, fotógrafa, entrevista, baleia

Entrevista com Fábio Porchat no programa Porta Afora, sobre viagens.

Barbara gravando o retiro de Carnaval Zazen em um templo com a Monja Coen

Reportagem

Dados da imagem Reportagem sobre o Circo Torricceli, acompanhando a trupe pelo Sul do Brasil.

Imagem de:
Bárbara Vitória Chagas da Veiga

História:
Babs: uma vida de poucos anos e muitos mares

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
circo, making off, fotógrafa, documentarista, trupe

Reportagem sobre o Circo Torricceli, acompanhando a trupe pelo Sul do Brasil.

Premiação

Dados da imagem Prêmio da National Geographic de uma foto na Antártida:

Local:
França

Imagem de:
Bárbara Vitória Chagas da Veiga

História:
Babs: uma vida de poucos anos e muitos mares

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
prêmio, ativismo, fotografia, fotógrafa, documentarista, antártida

Prêmio da National Geographic de uma foto na Antártida: "Nela, uma tripulante de costas, com os pinguins imperadores em um bloco de gelo. Foi um dia em que a gente tinha acabado de descobrir que os baleeiros japoneses tinham voltado para o Japão, então foi um dia de celebração. E aí todo mundo voou no helicóptero e chegou lá no... Nesse platô gigante, que é oficialmente a Antártida. E foi nesse momento de muita emoção das pessoas verem esse lugar que eu fiz resgate de um, e roubei um minuto, um segundo."

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ronaldo Cevidanes Nunes Machado
Vídeo Texto

Ronaldo Cevidanes Nunes Machado

Ronaldo Cevidanes Nunes Machado
Teatro em alto mar
Texto

Claude Haguenauer

Teatro em alto mar
Banco Soares Marinho
Vídeo Texto

Henrique Sabóia

Banco Soares Marinho
Movido por desafios
Vídeo Texto

Cândido Cotta Pacheco

Movido por desafios
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.