Nesse depoimento, a Sra. Rita Zeiger conta à sua sobrinha, Helena, como conseguiu sobreviver à um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial. De família judaica, ela relembra os seus dias tranquilos antes da eclosão dos conflitos na cidade rural de Campulung na Romênia, onde nasceu, mas que, aos doze anos, ela e todos os seus familiares foram deportados para a Ucrânia, obrigados a viver em um campo de trabalhos forçados. Seus pais e seus avós faleceram lá, em penosas condições. Recorda que ela e seu irmão contraíram tifo, como os seus pais, mas nem sabe explicar como sobreviveu. Mais tarde, reencontra o pai de Helena e consegue fugir dessa situação. Passou fome, teve que vender todas os seus pertences e trabalhou em um orfanato em troca de um prato de comida. Esse encontro rendeu o despertar de memórias de uma época de grande sofrimento para a família que acabou vindo para o Brasil.

imagens (2)

get_date(); ?>

Mapa da trajetória 2

data (ou período): Ano 1988 Imagem de:

get_date(); ?>

Nota de falecimento

Imagem de:

Mapa da trajetória 2

Mapa da trajetória de Rita, de sua viagem de Roma até o Brasil.

período: Ano 1988
imagem de:
crédito: Museu da Pessoa
tipo: Mapa
Palavras-chave:

Nota de falecimento

Na última página da transcrição da história da Sra. Rita havia um recorte de obituário de jornal notificando o falecimento dela no dia 21/08.

imagem de:

Projeto Heranças e Lembranças Entrevista com a Sra. RITA ZEIGER (RZ) Entrevistadoras: Paula (Pa) e Helena (He) Data: 02/08/1988 Código da Entrevista: HL_HV085 Revisão: Nataniel Torres [FITA 1 - LADO 1] He - Bem, em primeiro lugar eu gostaria de perguntar o seu nome completo, local de nasc...Continuar leitura

Título: Até que um belo dia...

Data: 02/08/1988

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Revisor: Nataniel Torres Entrevistador: Helena Personagem: Rita Perlmuter Zeiger Entrevistador: Paula Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.