Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

As senhoras de Mesquita

Esta história contém:

As senhoras de Mesquita

Elizabeth e Eliete são moradoras do município de Mesquita, há 50 anos. Município este que fica localizado na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Elas são professoras aposentadas e contaram como era Mesquita antigamente e como é hoje. A senhora Elisabeth com muita paciência, carinho e atenção contou que trabalhou Como professora do estado do Rio de Janeiro 34 anos, estudou sempre no município de Mesquita, onde veio morar quando tinha 18 anos. Sempre gostou de dar aula, e teve uma vida profissional dedicada a seus alunos. Nos falou também que Mesquita antigamente não tinha muitas casas, não tinha comércio e tinha poucos transportes, era um bairro do município ao lado, Nova Iguaçu. Disse que só havia duas linhas de transporte e que ficava muito tempo no ponto para pegar o ônibus, não tinha água encanada, pegavam água no poço. Mas que apesar das dificuldades gostava da calmaria e dos menos casos de violência. Eliete, era mais falante, com muita alegria, entusiasmo, falou de seu tempo como professora, com amor à profissão e contava também com detalhes toda transformação que o município de Mesquita teve ao longo dos anos, onde veio morar em Mesquita ainda criança. Atuou 20 anos como professora, contou que o município com o seu crescimento foi emancipado virando uma cidade independente de Nova Iguaçu e que a padroeira de Mesquita é Santa Terezinha, tendo uma igreja no centro do Município com este nome. Nos contou também que antigamente em Mesquita a vida era mais pacata, com menos violência, faziam festas na rua, as crianças brincavam na rua até tarde, havia mais características de zona rural, o leite era retirado direto da vaca, por exemplo. As senhoras nos contaram também que hoje em dia, as ruas de Mesquita estão asfaltadas, tem mais transportes como o trem e bastante comércio, mercado, açougue, hortifruti, há mais áreas de lazer fechadas como clube e parque e que o município precisa de melhorias. Foi...

Continuar leitura
Fechar

Alunos da professora Carina Vaz após realizarem uma entrevista

Dados da imagem Projeto Memória Local na Escola realizado em Mesquita. Alunos entrevistaram as irmãs Elizabeth e Elisete

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Elizabeth Ricardo de Matos e Elisete Ricardo

História:
As senhoras de Mesquita

Crédito:
Carina Vaz

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
projeto memória local na escola, alunos, mesquita

Projeto Memória Local na Escola realizado em Mesquita. Alunos entrevistaram as irmãs Elizabeth e Elisete

As irmãs de Mesquita

Dados da imagem Desenho representando a entrevista de duas irmãs entrevistadas pelos alunos- Projeto Memória local na escola

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Elizabeth Ricardo de Matos e Elisete Ricardo

História:
As senhoras de Mesquita

Crédito:
Carina Vaz

Tipo:
Desenho

Palavras-chave:
irmãos, projeto memória local na escola, desenhos, entrevista, mesquita

Desenho representando a entrevista de duas irmãs entrevistadas pelos alunos- Projeto Memória local na escola

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

De Duque de Caxias à Baixada Fluminense
Vídeo Texto

Danielle de Ornelas Santos (Dani Ornellas)

De Duque de Caxias à Baixada Fluminense
A militância é uma escola
Texto

Bartiria Lima da Costa

A militância é uma escola
Não abro mão de educar para a cidadania
Vídeo Texto
Correndo por um sonho
Vídeo Texto

Tiffani Beatriz Domingos Silva do Nascimento Marinho

Correndo por um sonho

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.