Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Carlos Amaral
Por: Museu da Pessoa, 16 de novembro de 2021

A voz para o mundo

Esta história contém:

A voz para o mundo

Vídeo

Eu morei até os meus seis anos em um sítio sem iluminação em Ribeirópolis, no estado de Sergipe, num povoado que chamava Malhada. Mesmo quando era criança, de sete para oito anos, eu ajudava os meus pais no carro de boi, tinha uma casa de farinha, que a gente fazia farinha, eu estava sempre ali junto, histórias que apareciam na casa de farinha, lobisomens, saci-pererê… Não sei se era verdade, mas a gente ouvia. Lembro que um dia minha mãe estava plantando uma flor e cortou um pedaço de arame que ficou no chão dobrado e fui tentar desdobrar. Peguei aqui assim, puxei, escapou, bateu no olho. Eu sofri uma lesão em um dos olhos, e nós viemos para Barra Bonita em busca de recursos. Eu tive catarata depois dessa lesão, e só fui descobrir que tinha baixa visão na escola depois de muito tempo, porque o professor percebeu que de um lado eu não enxergava direito. Hoje eu sou visão monocular, eu uso uma prótese de silicone onde era o olho. O início da vida em Barra Bonita não foi fácil não. Eu era o mais velho e eu tinha que ajudar meus pais, foi difícil. A minha mãe lavava roupa em um circo, ela me colocava na arquibancada durante o show, e eu vendia bala, chiclete, pipoca, tinha seis para sete anos. Eu vivi bastante essa vida do circo, via os espetáculos, tinha vontade de participar, até de ser alguém da área do circo. Eu via o cara falar, o locutor, “respeitável público!” e aquela coisa toda e eu falava assim, um dia eu vou fazer parte disso. O meu primeiro serviço que eu me recordo foi atrás de um caminhão de lavagem, para dar comida para os porcos, resto de comida. Catava lavagem nas casas num balde que eu nem conseguia carregar. Depois trabalhei de noite em uma empresa, chegava às sete horas da manhã para estudar e cochilava na carteira. Toda hora minha professora ia lá, oi Amaral, oi João, tudo bem? Está tudo em ordem? Nessa época eu catava bituca, resto de cana, o pessoal corta a cana e fica aqueles...

Continuar leitura
Fechar

Aniversário

Dados da imagem Esta foto foi tirada no seu aniversário. João Carlos estava acompanhado de sua esposa Amélia e do seu filho John Lennon.

Período:
Ano 2021

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
João Carlos Amaral

História:
A voz para o mundo

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
aniversário, família, esposa, filho, comemoração

Esta foto foi tirada no seu aniversário. João Carlos estava acompanhado de sua esposa Amélia e do seu filho John Lennon.

Rádio Jovem Pan

Dados da imagem João Carlos e a esposa foram na inauguração da Rádio Jovem Pan, no Clube de Campo Usina da Barra, em 2000, quando a rádio 97 FM passou a integrar a rede Jovem Pan.

Período:
20/12/2000

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
João Carlos Amaral

História:
A voz para o mundo

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
rádio jovem pan, casal, evento, clube de campo usina da barra, barra bonita

João Carlos e a esposa foram na inauguração da Rádio Jovem Pan, no Clube de Campo Usina da Barra, em 2000, quando a rádio 97 FM passou a integrar a rede Jovem Pan.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um verdadeiro palco de glórias
Vídeo Texto
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
A voz do rádio
Vídeo Texto

Adelzon Alves

A voz do rádio

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.