Nesta entrevista, Júlio César José Marcelino inicia falando sobre suas questões de infância e as relações com seu núcleo familiar durante seus anos iniciais, que se misturam as suas vivências junto ao espaço urbano, cadenciando entre histórias de casa e histórias da rua, além das questões despertadas a partir da observação de mundo dessa sua fase de criança. Na juventude as ações mais marcantes se relacionam ao mundo do trabalho e a Somaterapia, que passou a estudar e se envolver aos 16 anos, introduzindo-se a conceitos que hoje são importantes em seu trabalho. Ao sair da Somaterapia, há uma explanação sobre o início do envolvimento junto ao Movimento Cultural Penha e as atividades mais voltadas a cultura, tal como a palavra sugere, caminhando e se modificando para as atuais características que o Movimento assume hoje junto a comunidade, no bairro da Penha de França.

Me chamo Júlio César José Marcelino, nasci no dia 17/02/1964; no interior de São Paulo, na cidade de Tanabi. Mas é uma nascida meio rapidinha porque a minha família morava em Fernandópolis, a minha mãe estava grávida e foi querer ter o filho junto da família dela, que não é em Tanabi, ma...Continuar leitura

imagens (8)

Primeira foto

data (ou período): Ano 1971 Imagem de:

As pessoas que me criaram

Escola

data (ou período): Ano 1976 Imagem de:

Eu e Miguel

MCP e Igreja do Rosário

data (ou período): Ano 2000 Imagem de:

Retomada do Movimento Cultural Penha

data (ou período): Ano 2005 Imagem de:

Eu e Patrícia

Comunidade do Rosário

Primeira foto

Esta foto deve ser de quando eu tinha uns 06 ou 07 anos, portanto deve ser da 1971, nesta época eu tinha acabado de chegar na capital Paulista, vindo da cidade de Fernandópolis. Esta é a imagem mais antiga que tenho de mim.

período: Ano 1971

As pessoas que me criaram

As pessoas que me criaram, a minha avó Jovelina, o meu pai Aparecido e a minha tia Julia, a minha mãe não a conheci e não tenho nenhuma imagem ou lembrança dela. A minha avó e a minha tia supriram durante a minha infância a ausência da minha mãe.

Escola

Esta foto é de quando eu estava na quinta série deve ser aproximadamente em 1976 na escola chamada André Ohl, no bairro da Vila Diva. Esta foto é marcante porque eu um jovem negro segundo um livro de história tendo na capa um Bandeirante e escrito “Esta é a nossa História” em plena ditadura militar.

período: Ano 1976

Eu e Miguel

Eu e meu filho, quando ele tinha 16 anos de idade.

MCP e Igreja do Rosário

Este boletim informativo do Movimento Cultural Penha é importante porque a matéria de capa foi minha e também é o meu primeiro envolvimento com a preocupação com a Igreja do Rosário da Penha.

período: Ano 2000
tipo: Documento

Retomada do Movimento Cultural Penha

Esta foto marca a retomada do Movimento Cultural Penha (2005) após ter ficado dois anos parado devido a morte de um antigo integrante. Nesta reunião eu fui escolhido como diretor executivo, o qual eu cumpri dois mantados.

período: Ano 2005

Eu e Patrícia

Minha companheira de amor e luta, Patrícia.

Comunidade do Rosário

Nesta foto estão grande parte da Comunidade do Rosário ao qual eu tenho satisfação em fazer parte.

tipo: Fotografia

Projeto Conte Sua História - SESC Depoimento de Júlio César José Marcelino São Paulo, (sem data) Código: PSC_HV020 Revisado por Fernanda Regina Ferreira P/1 - Júlio, a gente vai começar a entrevista. Você diz o teu nome completo, onde você nasceu, e a data. R - Me chamo Júlio César Jos...Continuar leitura

Título: A vida em Movimento

Data: 05/10/2018

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Julio Cesar José Marcelino Revisor: Fernanda Regina Ferreira dos Santos Entrevistador: Mauricio Dias Duarte Entrevistador: Márcia de Fatima Elias Trezza Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.