Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 2 de agosto de 2017

A importância do Riso

Esta história contém:

A importância do Riso

Vídeo

Paulo Roberto Bonfá, nascido no Hospital e Maternidade São Luiz em 31 de janeiro de 1972. São Paulo, capital.

Eu e meu irmão temos personalidades muito diferentes, temos uma diferença de idade de três anos e nunca tivemos a mesma turma, o mesmo programa. A nossa convivência fora de casa era muito diferente da nossa convivência. Fora de casa, eu sempre gostei muito de esporte, ele não tinha tanto apreço pelo esporte.

Na natação e no judô, eu disputava campeonatos, eu era atleta federado, mas não era algo, um nível de competição que me fizesse pensar: “Puxa, isso aqui é o que eu quero fazer da minha vida.” Foi quando o Brasil ganhou uma medalha de prata na Olimpíada de 1984 no vôlei, que era um esporte que eu gostava e praticava brincando no colégio, que eu pensei naquilo como algo: “Poxa, acho que eu deveria fazer melhor isso que eu faço brincando.” E, assistindo a um programa na TV Cultura, um programa de esportes, os jornalistas deram a informação de uma peneira, que é como a gente chama o primeiro encontro para testar gente que quer ser atleta em alguma modalidade, em um grande clube. E eu fui participar de uma peneira do grande time da época que era o time da Pirelli, e ele ficava em Santo André. E foi muito interessante porque eu fui fazer essa peneira, eu tinha 12 anos de idade, e eram 600 garotos. Ficaram dois, eu e mais um. Dessa história, eu comecei a jogar vôlei para valer e daí joguei durante dez anos, competindo. Eu fui campeão paulista, fui para a seleção universitária, fiz várias diferentes trajetórias de atleta, no começo mais sério e depois já percebendo que eu não ia ter uma carreira como atleta, que aquilo era algo que me dava muito prazer, que era bom para mim, que eu gostava demais, mas que tinha um limite.

Para mim, foi uma fase muito interessante porque eu gostava tanto que eu saía do colégio, eu almoçava rapidinho em casa, andava até um ponto de ônibus que levava para a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vida ilustrada
Vídeo Texto

Michele Iacocca

Vida ilustrada
Um médico de quebrar barreiras
Vídeo Texto

Martti Anton Antilla

Um médico de quebrar barreiras
Do chão ao papel
Vídeo Texto

Nelson Alves da Cruz

Do chão ao papel
O poder da comédia
Vídeo Texto

Filipe Fernandes Pontes

O poder da comédia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.