Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 12 de agosto de 2020

A história da minha vida

Esta história contém:

A história da minha vida

Filha de José Marciano da Silva Filho e Joana Maria da Silva, esta era a bebê Edvânia Maria da Silva, que nascera no dia 29/12/1982, prematura aos 7 meses de vida, no bairro de Camaragibe, em Recife, Pernambuco. Era tão pequenina que cabia dentro de uma caixa de sapatos, sendo poucas as esperanças dos pais que ela sobrevivesse. Porém, com a graça de Deus e os cuidados necessários, os desafios foram superados e a criança foi crescendo e se desenvolvendo em todos os seus aspectos. Essa sou eu! O terreiro era seu playground, onde passava a maior parte do seu tempo brincando na companhia de seus irmãos. E eram tantas brincadeiras! Tinha pega- pega, esconde- esconde, bambolê, balança, elástico, amarelinha, bola de gude, casinha, fazer panelinhas de barro e muitas outras. O dia era curto para tantas traquinagens! Quando chegava o anoitecer, alguns coleguinhas da vizinhança se juntavam para continuar as brincadeiras. Dessa vez, as cantigas e histórias tomavam conta do ambiente. Amava cantar “Eu sou Rica, Rica, Rica, de Maré, Maré, Maré…” ou “Gata Pintada quem foi que te pintou?”. Ah, também tinha Adoleta. Aqueles mais corajosos e atrevidos contavam as histórias de assombração como da Comadre Fulozinha, do Lobisomem e, assim, as horas iam passando. Só dávamos conta do tempo quando os pais chamavam para entrarmos e dormir. Um momento inesquecível era quando toda a família se reunia na humilde sala para ouvirmos o papai contar as lindas histórias de infâncias e as bíblicas. Ficava encantada e, quanto mais ouvia, mais queria. Era como se parássemos no tempo. Levávamos uma vida muito humilde, porém, a nossa relação enquanto família era maravilhosa. Aquele local cercado pela natureza proporcionava a todo momento uma sensação de felicidade e liberdade. Quando o final de semana chegava era uma festa! Juntavam todas as crianças da rua, de ambos os sexos, para brincar no campinho próximo dali. Era Queimada,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios