Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A gente brincava muito, entrava só pra dormir

Esta história contém:

A gente brincava muito, entrava só pra dormir

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Alsira Soares Leite de Oliveira. A data de nascimento é 30 do 5 de 1947. Local de nascimento, Rio de Janeiro. Eu nasci em Rio Comprido. A minha certidão de nascimento indica que nasci às seis e meia da manhã, no nº 280, Casa 82 da Rua Barão de Tefé. Era uma casa. Naquela época não existia hospital Nós moramos nesse endereço, que é lá no Morro dos Prazeres. No morro era dado esse endereço. 280 é no morro. Mas quando eu fui tirar a primeira identidade, saiu com Alsira com “s”. Precisa ver o bode que deu isso aqui. E interessante que está registrada na 4ª zona, 7ª circunscrição, que era a freguesia do Espírito Santo. FAMÍLIA Registro da neta E você não sabe da maior. A minha filha, quando foi ter a minha primeira netinha, - você sabe que eu tenho uma filha adotada. Mas é minha filha. Ela teve ali no Amparo Maternal, que o marido dela é da Petrobrás e ela tinha direito. Aí, minha filha foi ter o nenê lá. Ali é a Rua Barão de Petrópolis Olha a coincidência.Aí eu falei: “Pô. Mas eu nasci na rua Barão de Petrópolis”. E você não sabe? Fui eu que registrei minha neta, que o pai estava no Canadá, que o pai é da Marinha. Eu, avó, fui registrar minha neta que nasceu na rua Barão de Petrópolis, no mesmo cartório que eu fui registrada. Foi muita coincidência. Avós O meu avô paterno, quando eu nasci, já tinha morrido. A única que eu me lembro um pouco é da minha avó. Também meu avô materno já tinha morrido quando eu nasci. A única pessoa que eu me lembro realmente é da minha avó, que é do tempo lá do Getúlio Vargas, era muito getulista. Isso eu me lembro. Mas a origem deles? Nada. Pais Meus pais são Antonio Soares Leite e Siomara de Oliveira Leite.A minha mãe nasceu em Itaocara, cidade do Estado do Rio de Janeiro. São de origem dessa região. E o meu pai é do Rio de Janeiro com ascendência portuguesa. Meus avós...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Morro dos Prazeres, este morro tem história

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Alsira Soares Leite de Oliveira

Entrevistado por Paula Ribeiro

Rio de Janeiro, 09 de abril de 2002

Código: MP_HV012

Transcrito por Neuza Guerreiro de Carvalho

Revisado por Alice Silva Lampert

P/1- Eu gostaria de começar nossa entrevista pedindo que você me dê o nome completo, o local e a data de nascimento, por favor.

R – Meu nome completo é Alsira Soares Leite de Oliveira. A data de nascimento é 30 de maio 1947. Local de nascimento Rio de Janeiro.

P/1- Você nasceu em que bairro, Alsira?

R – Eu nasci em Rio Comprido. Na rua....Vou pegar minha certidão de nascimento.

P/1- A gente está olhando a certidão de nascimento da Alsira e aqui indica que ela nasceu às seis e meia da manhã, no nº 280...

R – Casa 82.

P/1- Casa 82.

R - Na Rua Barão de Tefé.

P/1 – Na Rua Barão de Tefé. Isso era um hospital? Era uma casa? O que você acha?

R – Era uma casa. Naquela época não existia...

P/1 – Vocês moravam mesmo nesse endereço?

R – Nós moramos nesse endereço, que é lá no Morro dos Prazeres. No morro era dado esse endereço. 280 é no morro.

P/1- O que está escrito aqui Alsira? Eu não consigo… muito difícil entender. 280, casa 82, na rua Barão… esse homem estava bêbado. Você sabia que esse homem estava bêbado? O seu nome...

R – O meu nome aqui não saiu com “s”?

P/1- Isso aqui é um “s” ou um “z” ?

P/1- É um “z”.

R – Mas quando eu fui tirar a primeira identidade, saiu com “s”. Precisa ver o bode que deu isso aqui. É interessante que está registrada na 4ª zona, 7ª circunscrição, que era a freguesia do Espírito Santo [vozes misturadas].

P/2 - Provavelmente onde era o bairro de Santa Teresa.

R - E você não sabe da maior. A minha filha, quando foi ter a minha primeira netinha - você sabe que eu tenho uma filha adotada, mas é minha filha – mas eu digo assim, a neta carnal mesmo,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
A dona do Lindô
Vídeo Texto
Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Narcisa, mestre de cantigas de roda
Vídeo Texto

Narcisa Pereira da Cunha

Narcisa, mestre de cantigas de roda
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.