Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 6 de dezembro de 2021

A criança que nos habita - Feliz aniversário

Esta história contém:

A criança que nos habita - Feliz aniversário

A criança que nos habita - Feliz aniversário

Por Angelo Brás Fernandes Callou

O ato de enviar felicitações de aniversário, potencializado pelas redes sociais, graças a Deus, obedece a um ritual que faz enorme bem a qualquer aniversariante. Engrandece a passagem para a nova idade, pois ajuda a refletir sobre o sentido do tempo e da vida, quando o relógio toca as 12 badaladas da noite.

Essas passagens marcam nossas vidas. Quem esquece o dia em que se completa 18 ou 21 anos? E os 30? E os 60? E, os mais sortudos ou as mais sortudas (elas são mais), os 90?

Nos últimos anos, sempre escolho algo simples para fazer no dia do meu aniversário. Sozinho é a melhor pedida. Mergulhar no mar; ir à sorveteria; caminhar por uma rua, há anos esquecida; voltar à escola em que se estudou na infância ou adolescência; retirar álbuns de fotografias do fundo do baú, para rever antigos momentos; ouvir músicas prediletas; pintar uma aquarela; reler trechos de livros ou poesias que ficaram na memória (Clarice Lispector, Ana Miranda, Affonso Romano, Drummond, Manoel de Barros, Guimarães Rosa...).

Tudo isso já fiz no dia do meu aniversário. Em seguida, compartilho com amigos nas redes. Talvez para despertar neles o prazer dessas pequenas coisas, que Clarice Lispector chamou de O Ato Gratuito, ao menos no dia do aniversário. É imorredouro!

Este ano, ao acaso, olho para uma foto quando tinha oito meses de idade, no colo de minha mãe, em Triunfo (PE), vestidinho num timão de renda, possivelmente herdado de meus irmãos mais velhos. Lembrei-me de tê-lo visto, ainda criança, guardado numa caixa, ao lado de outros objetos. Era de um azul clarinho, pálido, mas com certo brilho, e com textura macia, própria, talvez, para os bebês.

Perscrutei essa criança em mim ontem e a encontrei vívida, ainda, e desejei pra ela feliz aniversário.

Verdadeiro triunfo.

(Praia do Pina, Recife, 4 de fevereiro de 2020)

O Ato Gratuito:...

Continuar leitura
Palavras-chave: aniversário, crônica

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Reencontros
Vídeo Texto

Gilvanete Lima de França

Reencontros
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Conquistas e sonhos da comunidade
Vídeo Texto

Maria Irileda da Silva

Conquistas e sonhos da comunidade
O que aprendi com o Brasil
Vídeo Texto

Ramón Sanchez Díez

O que aprendi com o Brasil

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.