Gilney começa sua história contando sobre seus pais, descrevendo a profissão do pai que era formado em estatísticas e administração de empresas. Conta sobre os avós e de sua origem alemã, relatando sobre os comércios que eles estabeleceram no Alto da Boa Vista. Ele fala do irmão que trabalha na área financeira da ESSO nos Estados Unidos. Gilney começa a relatar sobre sua infância, sobre as brincadeiras, a escola e os amigos. Ele relata sobre o gosto em desenhar carros que ele tinha na infância, que, ao somar com o sue gosto por matemática e ciências o levou a fazer a faculdade de engenharia para ser projetista. Conta das indas e vindas da adolescência que fazia com seus amigos e em seguida relata o processo de estudos que fez para fazer o vestibular. Ele conta do momento em que ingressou na faculdade e dos estágios que realizou. Relata sobre a saída da Bayer e a entrada na General Electric, onde trabalho com a parte de projetos e conta de alguns que realizou. Conta do momento em que ingressou na White Martins na área de solda onde se estabeleceu como profissional e conta sobre algumas experiências na empresa. Relata sobre o período que trabalhou com gases medicinais e sobre os desafios que enfrentou e também do esquema de captação de clientes que realizavam. Gilney conta sobre a viagem que fez a Venezuela por conta da empresa e como a decisão de ir para lá foi difícil. Ele relata sobre as estrategia de expansão que a White Martins realizou ao se inserir no mercado venezuelano. Conta do momento em que morou no Peru, também por conta da White Martins e relatou sua experiências lá e continua contando sobre os projetos de expansão da empresa. Ele conta como foi a época do serviço de lavanderia. Conta dos seus desafios durante o período em que foi Diretor de Desenvolvimento Industrial. Ele descreve a criação do ''Stargold New Generation'' e como ele funciona. Gilney descreve como foi a volta para a Venezuela anos depois de ter morado lá e conta sobre a Neotex. Ele fala sobre suas funções atuais como diretor executivo e conta das inovações da empresa. Gilney conta sobre a família e os filhos, descreve os desafios que enfrentou no seu trabalho e das perspectivas de futuro com a White Martins. Finaliza e agradece.

Projeto Um Século de Desenvolvimento Industrial no Brasil 100 anos da White Martins Depoimento de Gilney Penna Bastos Entrevistado por Isla Nakano e Débora Querido Rio de Janeiro, 03/10/2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista número WMHV015 P/1 – Primeiro queria agradecer a presença do...Continuar leitura

Título: ''Uma empresa que tem obsessão por crescer.''

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Gilney Penna Bastos