Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de agosto de 2006

“Um flashback de currículo”

Esta história contém:

“Um flashback de currículo”

Vídeo

P/1 – Boa noite Fernando.

R – Boa noite.

P/1 – Eu gostaria que você nos dissesse o seu nome completo, local e data de nascimento?

R – Fernando José Pantaleão Falcão. Minha idade que você me perguntou?

P/1 – Local e data de nascimento.

R – O local e data? Niterói, Rio de Janeiro 23 de novembro de 1966.

P/1 – Qual é o nome dos seus pais?

R – José Marinho Falcão Neto e Maria Lucia Pantaleão Falcão.

P/1 – Você sabe a origem do nome da sua família?

R – Um pouco, pouco. O “Pantaleão” eu sei que é meio europeu assim meio Portugal, Espanha e meio Chico Anysio também e o Falcão, o Falcão ele é nordestino, ele é nordestino, veio da Paraíba. O meu avô era da Paraíba, nasceu na Paraíba então é nordestino, mas o Falcão é um nome meio misturado com índio. Esse é brasileiro mesmo.

P/1 – E o seu avô nasceu na Paraíba e veio pro Rio você sabe o porquê?

R – Ah, ele era militar. Viajava muito e o meu pai era filho único também então ele era meio, andava muito pelo Brasil por conta de ser militar. Naquela época, não seu nem bem qual era a época, mas chegou a pegar coisa de guerra e tal, né, e casou com a minha avó que era de Campo Grande. Essa é a família do meu pai, né, o Falcão. E eles ficaram em Campo Grande e o meu pai acabou vindo pra estudar no Rio que era o sonho do menino lá do interior e tal e acabou se formando em Engenharia na Fluminense, né, do Rio na UFF que é em Niterói. Aí ele conheceu a minha mãe e eu cheguei.

P/1 – E o seu pai fez Engenharia do que Fernando?

R – Engenharia Mecânica, Industrial Mecânica, era um curso até diferente e tal. Era Industrial Mecânica ele cuidava de usina hidrelétrica. Era uma coisa bem específica, ele curtia, parecia pelo menos que ele curtia.

P/1 – E os avós por parte de mãe?

R – De mãe o meu avô era médico e minha avó era dona de casa, não trabalhava....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Em águas muito rápidas
Vídeo Texto

Gisele Gurgel Dias de Souza

Em águas muito rápidas
Sempre um novo desafio
Vídeo Texto

Antonio Saulo Coffani Nunes

Sempre um novo desafio
Integração de marcas e culturas
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.